Ilha de cozinha: modelos modernos para inspirar a decoração da sua casa
Ter uma ilha de cozinha é uma alternativa para deixar esse espaço funcional, prático e muito elegante; confira as dicas que separamos para te ajudar na escolha
Ter uma ilha de cozinha, certamente vai deixar seu espaço muito mais moderno, funcional e prático. / Foto: Freepik
A versatilidade da ilha é um dos maiores atrativos dessa opção, pois é possível instalar um fogão, uma pia ou mesmo uma bancada para cortar legumes.
No entanto, é preciso escolher o tamanho ideal da ilha de acordo com as proporções do ambiente, mantendo o equilíbrio para não reduzir a mobilidade.
Além disso, é importante que ela respeite a distância e altura necessárias. Por ser uma ilha, a sugestão é que ela fique cerca de 70 a 120 cm da parede ou pia.
Para definir a altura desejada é importante saber qual será a utilidade da ilha, sendo que o comum é que fique na mesma altura da pia.
No entanto, se for optar pela bancada pode deixá-la na altura de 75cm, para usar cadeiras e, 110cm, para quem prefere as banquetas.
4 ideias de decoração para cozinha moderna
Confira no artigo abaixo diferentes modelos de decoração que irão te ajudar na hora de definir sobre a ilha de cozinha.
Conceito aberto
Esse tipo de decoração valoriza os armários abertos, deixando visível todos os utensílios e temperos.
Embora seja bastante prático, decorar uma cozinha com base nesse conceito pode ser um problema para as pessoas que não conseguem manter tudo organizado.
Decoração clean
Ideal para quem tem uma cozinha pequena e valoriza uma decoração minimalista. Um ambiente clean requer paredes, acabamentos e móveis brancos.
Para promover uma decoração mais clássica é importante não exagerar na quantidade de móveis e acessórios. As cores claras ajudam a dar maior amplitude no espaço.
Design Industrial
Para quem gosta de cozinhar para uma grande quantidade de pessoas, a decoração no estilo industrial é o mais indicado, pois possui os equipamentos e proporções ideais.
A cozinha com o design industrial pode se tornar ainda mais funcional, se você agregar a ilha dentro do ambiente.
Conceito rústico
Para quem busca um estilo de decoração que valoriza elementos naturais, o uso da madeira, do metal e da pedra é bastante comum.
O estilo de decoração rústica é ideal para cozinhas mais amplas, visto que você pode acrescentar mesas de madeira e outros elementos no acabamento, como os famosos tijolinhos à vista.
Ilhas de cozinha: conheça os principais modelos
Após escolher o estilo de decoração de sua cozinha, é hora de decidir qual ilha combina mais. Veja os principais modelos abaixo:
Ilha rústica
Além da escolha de madeira rústica numa tonalidade mais escura, quem opta por esse estilo de decoração valoriza outros elementos naturais como a pedra, o vime e o ferro.
Além disso, os objetos artesanais também são uma excelente opção para deixar a decoração ainda mais personalizada.
A madeira pode estar presente nos móveis, no acabamento ou nos acessórios de decoração. / Foto: Freepik
Ilha moderna
Quem prefere a ilha de cozinha moderna, pode incrementar a decoração com utensílios em inox.
No entanto, é possível ter uma ilha moderna com equipamentos em cores mais vibrantes ou mesmo uma decoração mais simples, com cores mais sóbrios como o cinza.
A versatilidade da ilha é um dos maiores atrativos dessa opção. / Foto: Freepik
Ilha gourmet
Uma das características desse estilo de ilha é que seus utensílios se assemelham muito com as cozinhas profissionais de grandes restaurantes.
Por isso, acessórios como coifa, cooktop, forno elétrico e fogão de indução são indispensáveis.
É possível instalar um fogão, uma pia ou mesmo uma bancada para cortar legumes. / Foto: Pinterest
Embora seja comum a divisão desse espaço com a sala, na hora de organizar a cozinha é importante pensar na praticidade para que o cozinheiro tenha fácil alcance ao que precisa.
Ter uma ilha de cozinha, certamente vai deixar seu espaço muito mais moderno, funcional e prático.
No entanto, é importante medir os espaços e respeitar as devidas proporções.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação