A guirlanda de Natal é presença confirmada em quase todas as residências decoradas para a festa do nascimento de Jesus. Elas enfeitam as portas, dando as boas-vindas aos convidados. Confira agora como fazer a sua guirlanda de Natal com criatividade, personalidade e economia.
Mas antes de tudo vamos lembrar que a guirlanda é um círculo de galhos secos, entrelaçados com folhagens, flores, bolas coloridas ou pinhas. Portanto, ela é utilizada para enfeitar a porta na época de Natal.
Acredita-se que a tradição surgiu com os romanos, que faziam guirlandas para presentear amigos e familiares. Eles mantinham a crença de presentear as pessoas queridas com ramos de plantas para desejar saúde às pessoas.
Confira, então, algumas dicas de como fazer esses lindos adornos para o período natalino.
Como fazer guirlanda de Natal tradicional com folhagens
A guirlanda de Natal com folhagens é bem simples. Você vai precisar de ramos artificiais ou naturais (pode ser folhas de eucalipto), barbante, fitas e corrente de metal.
O primeiro passo é fazer um círculo com os ramos, amarrando as extremidades com barbante. Para deixá-lo mais volumoso, encaixe mais ramos. A partir de agora, decore com folhas secas, pinhas presas com barbantes e outros itens que você já tem em casa, como bolas coloridas.
Guirlanda de Natal
Como fazer guirlanda de Natal rústica
E que tal uma guirlanda de Natal rústica, feita com objetos que você encontra em terrenos baldios e na natureza? Vamos lá?
Você precisará de:
cipó,
pinhas,
flor rosa de tefé desidratada,
maçã desidratada,
folhas de magnólia desidratadas,
sementes variadas,
cola quente,
tesoura,
fio de papel craft.
Pegue o cipó e enrole-o em círculo para fazer a base da guirlanda. Agora, amarre as pinhas usando um fio de papel craft, fixando o material com cola quente. Depois, cole as folhas secas, completando a guirlanda.
A base está pronta. Na sequência, comece a decorar dispondo os itens, como sementes e flores, fixando-os com a ajuda do fio de papel e da cola quente.
Como fazer guirlanda de Natal reciclável
As garrafas pet que iriam para a reciclagem podem se transformar em uma linda guirlanda. Você vai precisar de várias garrafas pet do mesmo tamanho (a quantidade varia conforme o tamanho do enfeite).
O primeiro passo é cortar a base da garrafa com a ajuda de um estilete. Corte a base entre os gomos de modo que ela fique com a aparência de uma flor. Depois, jogue tinta spray dourado sobre os pedaços e espere secar.
Agora, você precisará fazer um furinho no meio de cada base e fixá-la, uma de frente para a outra, imitando uma folhagem. Faça um círculo e finalize com um laço vermelho e verde para pendurar na sua porta.
Como fazer guirlanda de Natal com pinhas
Pinhas combinam com o Natal, não é verdade? Então, que tal fazer uma guirlanda de pinha que pode ser reaproveitada nos natais seguintes?
Você vai precisar de:
pinhas,
tinta acrílica branca e marrom,
pincel,
fita de cetim,
cola quente,
suporte de isopor para guirlanda (ou 70 cm de arame).
Com o círculo em mãos, o primeiro passo é pintar as extremidades de algumas pinhas com tinta e o pincel. Espere secar e, somente então, cole as pinhas na base de isopor usando a cola quente. Se for usar arame, prenda as pinhas com pedaços de barbante ou arame bem fino.
Complete com o laço de cetim. A sua guirlanda de Natal com pinhas está pronta!
Guirlanda de Natal
É possível fazer uma linda guirlanda de Natal gastando pouco, com materiais simples e achados na natureza. Lembre-se que, após as festas, você deve guardá-la em uma caixa de papelão ao abrigo do sol.
Que tal continuar recebendo mais dicas de decoração natalina?
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação