Artes natalinas

Sousplat de Natal: aprenda o passo a passo de como fazer e usar na ceia

A peça circular com motivos natalinos que vai sob o prato é um verdadeiro encanto e mostra o capricho em todos os detalhes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/12/2021 09:21 / atualizado em 22/12/2021 14:05


Sousplat de Natal - Freepik Sousplat de Natal

 
Quer impressionar suas visitas no final de ano? Então, você precisa aprender a fazer o seu sousplat para a ceia de Natal. Confira neste conteúdo como a peça que vai sob o prato deixa a sua mesa mais enfeitada e bonita para celebrar a festa natalina. 

Em primeiro lugar, é bom lembrar que sousplat é uma peça de origem francesa e, por isso, se pronuncia “suplá”. Isso porque sous quer dizer sob, e plats significa prato. Ele pode ser de louça, de madeira, de tecido, de crochê e outros materiais. 
 
Originalmente, ele era de louça e surgiu em meados do século 19 na França. Mas a peça começou a ganhar popularidade nos anos 90. 

Entre as dicas de uso estão a harmonia com relação ao guardanapo. Não é preciso que a estampa seja a mesma, mas é muito importante que ambas as peças combinem. Por isso, preste atenção à estampa e às cores.

Em se tratando de Natal, então, o ideal é que ele contenha as cores tradicionais da época, que são o verde e o vermelho. E se tiver estampas de Papai Noel, duendes, pinheirinhos e motivos religiosos, então, melhor ainda! 

Muita gente pode se confundir com relação ao sousplat e ao jogo americano. Entretanto, eles são diferentes. O sousplat é geralmente redondo, tem cerca de 35 centímetros de diâmetro e fica embaixo do prato para dar mais firmeza e elegância ao conjunto. 

Enquanto isso, o jogo americano pode ser retangular e sustentar prato, copo e talheres. Porém, nada impede que você use o sousplat sobre o jogo americano. Aliás, há combinações desse tipo que ficam bem elegantes na mesa da ceia de Natal. Portanto, verifique se essa é uma opção para você. 

Dicas de como usar o sousplat na ceia de Natal 


É importante pensar conjuntamente na decoração da mesa da ceia de Natal. Desse modo, você deve combinar o sousplat com o centro de mesa e o jogo americano, se houver. 

Desse jeito, a sua mesa ficará simplesmente linda, pois será possível perceber que você pensou em cada detalhe. Assim, o sousplat pode ser no mesmo estilo do centro de mesa. 

Estamos falando em, por exemplo, você usar plantas, velas, frutas secas, ramos e pinhas no centro da mesa. Assim, o sousplat pode ser confeccionado no mesmo estilo, lembrando os principais símbolos natalinos. E, para finalizar, um jogo de jantar estiloso. 

Como fazer sousplat para a ceia de Natal 


E que tal preparar o seu próprio sousplat para a ceia de Natal? Trouxemos aqui algumas dicas. 

Usando tecido 


Para fazer um sousplat de tecido você precisa, antes de tudo, ter uma máquina de costura e saber costurar. O segundo passo é reunir os materiais necessários. 

Portanto, separe uma faixa de tecido medindo 7 cm por 2,80 cm que será usado para a borda. Você deve contar também com dois círculos de tecido com 26 cm de diâmetro cada. 

Primeiramente, faça a bainha da faixa e, na sequência, faça as pregas com a ajuda de alfinetes. Então, costure as dobras. A partir daí, costure a borda no disco de tecido até formar o sousplat. Você também pode finalizar com um guardanapo branco e o porta guardanapo do mesmo tecido do sousplat. 

Usando MDF 


O sousplat de MDF é uma ótima opção para a sua mesa natalina, pois é uma solução barata e fácil de fazer. Você pode optar por comprar o disco de MDF nas lojas de artesanato e encapá-lo com tecido ou fazer uma colagem. 

Além disso, você pode caprichar ainda mais e pintar a peça com as tintas e efeitos mais adequados para dar aquele efeito visual esperado. 
 
Veja abaixo o passo a passo para fazer um sousplat de Natal com MDF:
 
 

Usando crochê 


O sousplat de crochê leva mais romantismo e leveza para a sua mesa de Natal. Mas para fazê-lo você precisa dominar esta técnica, afinal, é necessário um certo conhecimento de artesanato para preparar as suas peças. 

Para ter um lindo sousplat de crochê, você deve separar um rolo de 150 gramas de fio, agulha de crochê de 3,5 mm e agulha de tapeceiro. Saber fazer crochê é essencial para ter sucesso nesta técnica.

É claro que você precisará produzir um jogo de sousplat conforme o número de cadeiras e convidados para o jantar natalino. Mas com um pouquinho de tempo e criatividade, a sua mesa ficará encantadora para celebrar o Natal. 

Gostou das dicas para a ceia de Natal ficar ainda mais bonita?


Agora, que tal conferir o conteúdo com passo a passo para fazer uma guirlanda de Natal? Continue no portal Lugar Certo e deixe sua casa mais bonita para você mesmo e os convidados.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de maio de 2023
27 de março de 2023