Área externa

Aprenda como fazer pergolado de bambu de maneira fácil e prática

Ele é um cantinho especial de jardins e áreas de lazer; saiba como fazer um pergolado sustentável de bambu

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/01/2022 13:09


Pergolado de bambu - Flickr Pergolado de bambu

 
pergolado é um espaço de descanso criado dentro de jardins, áreas gourmet e espaços de uso comum de condomínios. Afinal, bater um papo sob a sombra, fazer aquelas selfies cheias de estilo ou simplesmente relaxar são uma boa pedida para quem deseja saber como fazer a cobertura.

Isso porque é importante escolher um cantinho especial da casa para curtir os momentos de folga, receber os amigos e ler o livro preferido. Nesse sentido, um pergolado de bambu é uma escolha acertada para quem busca contato com a natureza e opções mais sustentáveis. 

O que é pergolado? 


O pergolado, ou pérgola, é uma cobertura vazada para espaços de lazer em áreas externas com o objetivo de fornecer sombra e locais de descanso. 
 
Sendo assim, ele pode ser feito de vários tipos de materiais, como a madeira, o aço, o vidro e outros elementos. 

Mas o pergolado de bambu vem conquistando muitas pessoas no Brasil. Isso porque os decoradores o consideram mais sustentável e digno de um lindo efeito estético, com uma tendência para a decoração urban jungle e rústica. 

Originalmente, ele era usado na Itália para sustentar plantas no jardim. Mas com o tempo foi ganhando um novo status, servindo como um espaço para receber os visitantes. 

Onde instalar o pergolado? 


O pergolado de bambu, e de qualquer outro material, deve ser usado em áreas externas, como no jardim, na varanda gourmet, ao redor da piscina, em áreas de uso comum de condomínios e até em pátios de empresas. 

Desse modo, pode-se perceber que ele é um espaço que combina muito bem com casas de veraneio, seja na praia ou no campo. 

Quanto custa um pergolado de bambu? 


O bambu é um dos materiais mais baratos para substituir a madeira. Afinal de contas, ele oferece a mesma resistência. Além disso, é bonito e gera um efeito agradável na construção de um pergolado. 

O valor do metro quadrado varia bastante. Mas encontramos a partir de R$ 65,00, sem contar a mão de obra. 

Lembrando, portanto, que o pergolado de bambu pode ser comprado pré-instalado. Dessa forma, o preço fica um pouco mais alto. Por isso, a dica é pesquisar o valor na sua região. 

Quais os tipos de bambu utilizados? 


O bambu é uma planta da família das gramíneas, embora muitas pessoas acreditem que eles sejam arbustos. 

Apesar de não serem uma madeira, são resistentes e têm sido mais usados na construção civil e de móveis nos últimos tempos. 

No entanto, o uso é que define o tipo de bambu ideal. Para a construção de pergolados, por exemplo, dê preferência para bambus de espessuras maiores. 

Enfim, os mais indicados são as espécies Guadua angustifólia e Dendrocalamus giganteu. Elas podem chegar a 20 metros de altura. 
 
Pergolado de bambu - Pixabay Pergolado de bambu
 

Como fazer o tratamento do bambu? 


O bambu precisa ser tratado antes de ser usado na construção do pergolado. Caso contrário, pode apodrecer facilmente. Nesse sentido, prefira os bambus com mais de dois anos, que são mais duráveis. 

Além disso, existem tratamentos que envolvem produtos químicos e métodos naturais. Na verdade, o tratamento vai depender da espécie e da destinação final. 

De modo geral, um simples maçarico passado no sentido do crescimento do bambu já o ajuda a produzir uma resina natural que elimina o amido, que por sua vez é uma alimento para os insetos. 

Como construir o pergolado de bambu? 


O primeiro passo, portanto, antes de construir o pergolado de bambu é escolher o local de instalação e tirar as medidas de largura e altura. Assim, você terá uma noção de como ele ficará após pronto. 

Depois disso, faça um esboço do pergolado. Coloque no papel como ele ficará após finalizado. Dessa maneira, você não precisa ser um desenhista profissional, mas sim definir de modo mais claro possível como ele ficará. 

De maneira geral, você precisará fixar as vigas e colocar a cobertura, prendendo os bambus para que eles fiquem bem firmes. 

Além disso, você poderá escolher o modelo que mais lhe agrada. Ele pode ser mais ou menos vazado. E um detalhe: a escolha da cobertura é muito importante. 

Como cobrir o pergolado? 


Exatamente por isso é interessante pesquisar os modelos e formatos ideais. Se o pergolado for instalado no jardim, por exemplo, é interessante escolher uma planta trepadeira para integrá-lo ao paisagismo. 

Além disso, tome cuidado na escolha da mobília, pois ele não ficará protegida da chuva. Nesse sentido, prefira materiais com tecido impermeável. 

Ficou interessado em ter um pergolado de bambu? 


Certamente, ele vai agregar valor ao seu imóvel. Aproveite para ler sobre os principais tipos de trepadeiras para enfeitar o seu pergolado. E não deixe de acompanhar outros conteúdos do portal Lugar Certo. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de maio de 2023
27 de março de 2023