Garagem acelera locação e vendas

Vagas de estacionamento se transformam em diferencial competitivo no mercado imobiliário

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/11/2008 15:54
Ariano Cavalcanti afirma que exigência é de duas vagas para apartamentos de três quartos e quatro ou mais para imóveis de luxo - Gladyston Rodrigues/AoCubo Filmes - 13/8/07 Ariano Cavalcanti afirma que exigência é de duas vagas para apartamentos de três quartos e quatro ou mais para imóveis de luxo
Não se pode dizer que Belo Horizonte seja um exemplo em transporte público. O metrô é limitado e as linhas de ônibus, demoradas. Não raro, os passageiros fazem o percurso até a casa ou trabalho em pé. Nesse cenário, quem pode optar por comprar um automóvel e, como conseqüência, passa a exigir mais vagas de garagem.

Essa demanda transformou o estacionamento em um diferencial competitivo, quando não eliminatório, na busca pela habitação. Segundo Ariano Cavalcanti de Paula, presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI-MG) e do Sindicato da Habitação de Minas Gerais (Secovi-MG), a garagem é fator decisivo tanto na locação quanto na venda.

Considerando um apartamento modelo na Região Sul de três quartos, seminovo, com elevador e portaria 24 horas, o valor do aluguel teria um acréscimo de R$ 300 a R$ 400 se ele disponibilizar a vaga, calcula Ariano. "A exigência que vemos no mercado é de duas vagas para apartamentos de três quartos e quatro ou mais para imóveis de luxo". Na venda, a diferença entre um apartamento com e sem vaga de garagem pode chegar a 25%, naqueles de três quartos, e a 40%, nos de quatro quartos.

Se, por outro lado, o imóvel tem vaga e o locador não tem interesse, ele precisa pedir para retirar do contrato a cláusula proibindo sublocações. Assim, ele poderia alugar a vaga para outro morador. "Em geral, as convenções de condomínio proíbem a locação para não residentes", lembra Ariano. Outra restrição é transformar a vaga em depósito. Não se pode guardar, estocar móveis ou qualquer outro tipo de objeto. O uso só pode se dar como estacionamento.

Leia mais:

Estacionamento é decisivo
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023