O empreendimento Parc Zodíaco, em fase final de construção no Bairro Santa Lúcia, terá uma vaga especial no andar da unidade, além de outras cinco nos pavimentos de garagem
O número de vagas de garagem já é um item prioritário para o cliente na hora de escolher um imóvel para comprar ou alugar, independentemente de sua classe social. De acordo com Antônio Fonseca Pires Ramos, diretor da Fox Netimóveis, a ineficiência do transporte coletivo nas grandes cidades e as facilidades encontradas hoje pelo consumidor para financiar a compra de um automóvel fazem com que as famílias busquem cada vez mais no transporte individual a solução para deslocamentos mais rápidos e confortáveis e, consequentemente, tenham a necessidade de um número maior de vagas de garagem em sua residência. Apenas em Belo Horizonte, a frota cresceu, entre 1998 e 2008, de cerca de 655 mil para 1,1 milhão de veículos, na contramão de grandes metrópoles mundiais europeias e também de Tóquio, no Japão.
"Nesse cenário, a realidade do mercado imobiliário é que, para ter uma boa liquidez de venda e bom preço, o imóvel precisa oferecer um número de vagas proporcional ao seu número de quartos. Portanto, vender apartamentos com somente uma vaga ou que não dão direito à garagem, como naqueles edifícios antigos do Centro da cidade, tornou-se um problema. Normalmente, esse tipo de imóvel é preterido pelo cliente", diz Antônio.
Atentas às tendências do mercado, as construtoras apostam em diferenciais na garagem para conquistar o cliente. "É um movimento que se nota com mais facilidade nos empreendimentos de alto luxo, voltados para famílias em que praticamente cada membro tem um carro ou mais. Para elas, as construtoras oferecem unidades com direito a até 10 vagas de garagem, garagem situada no mesmo andar da unidade, salas, copas e vestiários para motoristas nos pavimentos de garagem e boxe para lavagem dos carros. Há ainda construtoras oferecendo acesso e fechamento individual das vagas de cada apartamento", informa, ao lembrar que tanto no alto luxo, quanto no segmento voltado para a classe média, boa parte dos empreendimentos também disponibiliza ao consumidor a possibilidade de comprar vagas avulsas.
Os espaços para visitantes também já estão presentes em boa parte dos empreendimentos, comerciais ou residenciais, afinal, com a violência urbana, ninguém quer deixar os carros na rua. "Por isso, o negócio estacionamento é dos mais rentáveis hoje", lembra.
Embora os diferenciais de garagem estejam mais presentes nos condomínios de luxo, os prédios de segmento popular também passam por transformações, diz o diretor da Fox Netimóveis. "Antes, era comum que cada empreendimento oferecesse estacionamento para apenas 50% das unidades. Hoje já é imprescindível que os estacionamentos deste tipo de empreendimento tenham capacidade de atender os veículos de todas as unidades", assinala.
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