Renovar a pintura de fachadas de casas e edifícios significa trazer novas sensações aos espaços. Algumas iniciativas já demonstram os efeitos positivos da cor
No Bixiga, em São Paulo, o projeto Tudo de Cor para Você, revitalizou o trecho de uma rua e trouxe outra cara ao bairro
Cor para alegrar a vida. Muito mais do que apenas uma pintura, renovar a decoração de casas, ambientes comerciais e fachadas significa melhorar a própria relação das pessoas com o ambiente em que vivem, o que, ao final, pode resultar na melhoria da auto-estima e qualidade de vida. Sair do branco, marrom, cinza e preto e abusar de tons quentes ou mais leves, como vermelho, laranja, amarelo, azul ou verde, buscando calor ou sensação de relaxamento, é um recurso prático que pode ter efeitos nunca imaginados.
Na capital mineira, um projeto realizado no aglomerado Santa Lúcia, na região Centro-Sul, já mostrou como as cores são capazes de transformar os espaços. Muito além do que apenas renovar as fachadas, o Favela Bela, iniciado em 2007, revitalizou cerca de 300 dos 7 mil barracos e casas, que receberam reboco e foram pintados com cores fortes. A idéia de transformar o lugar em um mosaico colorido surgiu de uma viagem do empresário Carlos Moreno ao tradicional bairro La Boca, em Buenos Aires, na Argentina, que também tem casas pintadas em tons marcantes. Além de trazer novo frescor ao aglomerado, que agora tem pontos coloridos contrastados com o cinza e o marrom da maioria dos barracos, o Favela Bela já inspira melhores condições de vida.
Outro projeto também está levando cor para vários pontos do Brasil. Com o Tudo de Cor para você, a Coral, marca do grupo AkzoNobel, coloriu no fim de novembro o cartão postal do tradicional e boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. O centro cultural da Fundição Progresso agora dá o ar da graça em verde, azul e laranja. Ainda no Rio, o projeto pintou a quadra da Mangueira, e já revitalizou também um trecho de uma rua no bairro Bixiga, em São Paulo, além da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Pará.
Favela Bela: pontos coloridos se destacam em meio às cores pálidas
Para a pintura do cartão-postal carioca, um mutirão de 80 funcionários usou 1,4 mil litros de tintas, nos azuis Pelourinho, Movimento ao Vento, Azul Anil e Azul Portuário; nas cores Pimenta Picante e Verde Tecno (dois tons de verde); e na cor Laranja Chinatown. Esses tons trazem propagação de otimismo (laranja), renovação de esperança (verde) e contemplação (azul), de acordo com estudos da empresa. Já na Mangueira, os ensaios de carnaval estão ocorrendo com a quadra renovada. A Coral usou diferentes tonalidades de verde e rosa, as cores símbolo da escola de samba, para colorir o espaço, na zona norte do Rio.
"Nosso objetivo é despertar a mudança nas comunidades, mostrando às pessoas envolvidas o poder e a influência das cores no dia a dia de cada uma delas", afirma o Presidente da AkzoNobel para a América Latina, Jaap Kuiper. Para os próximos meses, o projeto estuda a renovação de áreas tradicionais em outras três cidades: Curitiba, Salvador e Recife. Na capital paulista, a população ainda vai poder escolher pela internet, entre cinco áreas pré-selecionadas por arquitetos e urbanistas, outros dois locais para receber a pintura.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação