Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter09 de dezembro de 2010 - Já imaginou entrar em um apartamento à venda e encontrar piso estragado, infiltração no banheiro e louça suja na pia da cozinha? Não há quem não tenha má impressão de um lugar como esse. Bom preço e localização privilegiada podem até atrair o cliente, mas é bem provável que ele desista de fechar negócio depois de constatar que o imóvel está sujo e mal conservado.
Qualquer coisa que você compra em bom estado tem valor agregado maior, o que dirá um espaço onde você vai morar ou receber clientes, comenta a diretora da imobiliária Céu-Lar Netimóveis, Adriana Magalhães.
Por isso é tão importante investir em manutenção, não só para acelerar a venda, como para valorizar ainda mais o imóvel. Antes de colocar um apartamento, casa ou escritório à venda, o proprietário deve observar se não há nenhum problema estrutural, como infiltração, vazamento, cano estragado, fiação em curto-circuito.
Leia também: Quando a apresentação é boa, a valorização é certa
Nem defeito em portas, janelas, armários, luminárias, peças de banheiro e cozinha. É horrível quando o cliente vai abrir a janela para ver a vista e ela está estragada ou o vidro quebrado, afirma Adriana. Outra dica é pintar as paredes e, se possível, renovar o sinteco.
Se o espaço estiver vazio, além de providenciar os reparos, a orientação é tentar mantê-lo sempre limpo e arejado. No caso de imóvel habitado, o cuidado deve ser ainda maior. Evite deixar roupas no varal, cozinha e quarto bagunçados, pessoas deitadas no sofá.
O comprador fica tão constrangido com a desorganização da casa que não consegue fixar o olhar no que é realmente importante, destaca a diretora da Céu-Lar. Para não correr o risco de passar vergonha, mantenha os armários fechados, camas arrumadas, além de cozinha e banheiro limpos.
TRANSPARÊNCIA. Mas Adriana esclarece que preparar o imóvel para a venda não significa esconder os defeitos que ele tem. É importante ser muito transparente nas relações. Fale toda a verdade, diga que tem infiltração, briga com vizinho. Em vez de esconder o problema, vamos propor a solução, explica a corretora.
A tentativa de maquiar o espaço só vai dar dor de cabeça para o proprietário, que terá de se explicar à Justiça. Comprovada a má-fé, o contrato pode ser cancelado e o comprador recebe até indenização. Se o cliente tiver visto o defeito e, mesmo assim, quiser fechar o negócio, aí tudo bem.