Antes de comprar um imóvel, é bom analisar as finanças

Especialista aconselha a quem pretende adquirir a casa própria fazer um diagnóstico de sua saúde financeira e ter, como fundo de reserva, até 12 vezes o valor da prestação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/08/2011 14:48 Humberto Siqueira /Estado de Minas
Reinaldo Domingos, terapeuta financeiro e educador - Marco Antônio Sá/Confirp/Divulgação" title="Marco Antônio Sá/Confirp/Divulgação" /> "Um passo mal dado pode representar um grande endividamento" - Reinaldo Domingos, terapeuta financeiro e educador
Quem tem a intenção de comprar um imóvel pode se programar para fazê-lo, embora os preços estejam altos. Tudo vai depender de planejamento financeiro para alcançar essa conquista sem abrir mão de outras. Mas é preciso cuidado para que o sonho não acabe virando um pesadelo. Pelo menos é o que aconselha o presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, o educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos. “Um passo mal dado pode representar um grande endividamento, que comprometerá o futuro financeiro de toda a família”, alerta o educador, também autor dos livros Livre-se das dívidas, Terapia financeira e O menino do dinheiro.

Segundo ele, a hora certa para comprar um imóvel só chega quando a pessoa tem total controle de suas finanças pessoais, podendo direcionar uma parte de sua receita para esse fim. “É preciso controlar os gastos e tomar as rédeas de sua vida financeira”, defende. O primeiro passo é estabelecer qual o valor do sonho que deseja realizar. Só com esse valor em mãos é que realmente se pode iniciar o controle das finanças, determinando o objetivo a ser atingido. A velha mania de guardar as sobras para os sonhos é o maior limitador.

Na avaliação de Reinaldo, o momento não é ideal para comprar. Mas sempre é hora de começar a poupar. “Acredito que há uma bolha da casa própria. Os valores cobrados pelo metro quadrado estão subindo sem parâmetro. Na realidade, principalmente para quem tem um segundo imóvel, o momento é bom para vendê-lo. Se fosse eu, aplicaria esse valor em títulos do tesouro nacional (veja mais em www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto) e esperaria. Quando a retração dos preços vier, compraria outro imóvel. Provavelmente, melhor e mais novo”, pondera. “Há títulos a partir de R$ 200.”

Para Reinaldo, o Brasil está vivendo um momento de farra do crédito. “O marketing fica martelando na cabeça das pessoas para comprar, comprar, comprar. E o crédito fácil diz que pode comprar até sem ter o dinheiro, bastando pegar emprestado. Agora, estamos passando por um grande momento de compras. Daqui a pouco, boa parte começa a se enrolar. Sem ter como arcar com os compromissos, os imóveis vão ser retomados e levados a leilão”, prevê.

Leia a continuação desta matéria:
É importante economizar antes de adquirir o imóvel

Quem não quiser ter esse desgosto precisa, antes mesmo de comprar, fazer um diagnóstico de sua saúde financeira. Discriminar os gastos e detectar onde é possível economizar. A alternativa é anotar cada gasto durante um mês. São vários os exemplos para fazer economia: as famílias que têm dois carros podem deixar um parado na garagem. Caso essa família venda um carro, economizará, se o carro for popular, aproximadamente R$ 500 por mês. E, ainda, evitará desperdícios de energia, água e abusos com telefones.

GASTOS

Além do valor do imóvel, é preciso ter em mente que haverá gastos com escritura, instalações e móveis, entre outros. “Recomendo que a pessoa tenha uma reserva de 12 vezes o valor da prestação. Assim, em qualquer dificuldade, terá tempo para se reestruturar”, ensina.

É importante registrar que nem sempre a melhor opção é trocar o aluguel pela prestação da casa própria. “Muitas vezes é preferível conhecer quanto custaria um financiamento e continuar pagando aluguel, poupando a diferença. Dessa forma, entre nove e 10 anos, a pessoa poderá ter o dinheiro para comprar a casa própria.”

Tags: financiamento

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Reynaldo - 09 de Agosto às 16:49
Iniciando uma campanha! QUEM COMPRAR APARTAMENTO NO INSUPORTÁVEL ECO SPAÇO VITA (OU ALGO QUE O VALHA) DA MRV É UM IMBECIL! QUEM OCUPA ESPAÇO DE UM SITE DE NOTÍCIAS DESTE MODO INVASIVO CERTAMENTE NÃO TEM RESPEITO POR COMPRADORES!

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023