Ginástica em casa

De olho na necessidade das pessoas de praticar atividades físicas, construtoras investem em espaços fitness, montando verdadeiras academias nos condomínios

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/11/2011 22:10 / atualizado em 21/11/2011 14:08 Júnia Leticia /Estado de Minas

%u201CHoje, não compraria um imóvel sem esse espaço, pois o considero indispensável %u201CHoje, não compraria um imóvel sem esse espaço, pois o considero indispensável", diz Lylian Franklin Karez, terapeuta e comerciante
Em busca da melhoria da saúde e da qualidade de vida, as pessoas estão procurando se exercitar mais. Seja por recomendação médica ou pela conscientização sobre os malefícios do sedentarismo, o fato é que há uma corrida para deixar o corpo mais saudável. Mas como o tempo está cada vez mais curto, nem sempre dá para frequentar uma academia. O ideal, nesse caso, é ter um espaço no próprio condomínio para a prática de atividades físicas.

De olho nesse perfil de consumidor, construtoras e incorporadoras têm investido em projetos que privilegiem hábitos saudáveis. Conhecidos como espaços fitness, neles buscam-se oferecer locais que agreguem conforto e privacidade durante a prática de exercícios. E, se quando eles surgiram, por volta do fim dos anos 1990, eram acessíveis somente para a classe A, hoje são oferecidos até mesmo em empreendimentos econômicos.

A observação é feita pela gerente de projetos da Construtora Lider, Gisele Brandão, que diz que, a partir de 1998, a empresa começou a entregar locais destinados à prática de atividades físicas. “Hoje, a oferta de espaço para ginástica está presente em empreendimentos para todas as classes, dos econômicos aos de alto luxo. A diferença é a composição desses ambientes, que é compatível ao tamanho dos espaços e ao padrão do prédio”, esclarece.

O diretor de incorporação da Even Construtora e Incorporadora em Minas Gerais, Marcelo Dzik, confirma que a preocupação cada vez maior em relação à saúde, associada à vida agitada, fez com que as pessoas passassem a considerar a possibilidade de contar com um espaço fitness. “Esse item passou a ser um diferencial de produto bastante importante na decisão de compra de um imóvel, aumentando cada vez mais o interesse por parte das construtoras em oferecê-lo.”

A terapeuta e comerciante Lylian Franklin Karez reconhece que contar com o espaço foi um fator decisivo na hora de optar pelo empreendimento em que reside. “Hoje, não compraria um imóvel sem esse espaço, pois o considero indispensável. Utilizo-o de três a quatro vezes por semana e tenho conforto para me exercitar sem ter que sair de casa”, comemora.

A praticidade de ter um local para fazer exercícios sem gastar tempo com deslocamentos, é a justificativa apontada pela arquiteta da RKM Engenharia Clara Carvalho para o crescimento da procura por espaços para ginástica. “As construtoras simplesmente estão adequando a oferta de acordo com a demanda e o estilo de vida do brasileiro. Além disso, é um diferencial e aumenta o valor de venda do imóvel, pois isso é valorizado pelos clientes e ainda é considerado um espaço de luxo.”

A falta de segurança nas grandes cidades e o estresse são outros motivos que contribuem para a busca por esses espaços no condomínio, conforme a arquiteta e urbanista Letícia Nunes. “As necessidades pessoais, sejam elas estéticas ou de saúde, aliadas à violência urbana e ao corre-corre diário, fazem com que esses complexos fitness sejam pré-requisito para a venda de empreendimentos de alto luxo.”

Leia a continuação desta matéria:
Infinidade de opções

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023