Infinidade de opções

Alternativas não faltam para quem quer se exercitar em casa. Mas é preciso cuidado com o uso e a manutenção do espaço, para que os resultados não sejam comprometidos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/11/2011 22:17 / atualizado em 21/11/2011 14:09

Para a arquiteta Clara Carvalho, esteiras, bicicletas ergonômicas e estações de musculação, além de pesos diversos são itens obrigatórios nas salas de exercícios - Eduardo Almeida RA Studio Para a arquiteta Clara Carvalho, esteiras, bicicletas ergonômicas e estações de musculação, além de pesos diversos são itens obrigatórios nas salas de exercícios
Para quem quer usufruir dos benefícios de um espaço fitness e trocar clubes e academias pela prática de exercícios físicos no seu próprio condomínio, os projetos não deixam nada a desejar. Na lista de itens que fazem parte desse tipo de ambiente há uma série de opções. “Desde equipamentos multifuncionais, halteres, esteiras e bicicletas, até a infraestrutura das academias ou clubes mais completos, com piscinas com raia, saunas, tatame, espaço e equipamentos para pilates, entre outros”, enumera o diretor de incorporação da Even Construtora e Incorporadora em Minas Gerais, Marcelo Dzik.

Esteiras, bicicletas ergonômicas e estações de musculação, além de pesos diversos, são itens obrigatórios, segundo a arquiteta Clara Carvalho. “Podem ter, ainda, bolas de ginástica, camas elásticas e alguns aparelhos secundários, como steps, bola e sacos de boxe. Arquitetonicamente, o piso emborrachado é item obrigatório. Os usuários também gostam de som e televisão.”

A gerente de projetos da Construtora Lider, Gisele Brandão, reconhece que todos esses aparelhos e equipamentos fazem parte do espaço fitness e ressalta que eles devem ser montados com consultoria de empresas especializadas. “Alem disso, há outros ambientes que completam a atividade física, tais como pista de caminhada, piscina esportiva, quadras de tênis, futebol, squash, sala para massagem, spa, sauna e sanitários.”

Mas tudo vai depender do tamanho do espaço disponível para a instalação dos equipamentos e da quantidade de moradores, como lembra a arquiteta e urbanista Letícia Nunes. “Normalmente, calcula-se que 20% da população do condomínio utiliza a sala.” Em relação à arquitetura, ela destaca que espelhos e boa iluminação são itens indispensáveis.

Com relação ao local onde deve ser instalado o espaço destinado às atividades físicas, geralmente o térreo (pilotis) é o escolhido. Ou próximo às áreas comuns do prédio, que abriguem a piscina, salão de festas, espaço kids, entre outros, como conta Letícia. “Isso porque facilita o acesso e não incomoda nenhum morador.”

Quanto à dimensão mínima necessária para o espaço fitness, Clara diz que é de aproximadamente 16 metros quadrados (m²). “O que comportaria uma esteira, uma bicicleta e uma estação de musculação, além de um espaço pequeno para exercícios de solo. Uma área confortável para a implantação circula em torno de 35 a 40m². É necessário, ainda, que seja clara e arejada.” Mas esse dimensionamento é feito a partir do tamanho do condomínio e da quantidade de moradores que o utilizarão. Quanto mais pessoas morarem em um condomínio, maior deverá ser o espaço reservado para a prática de exercícios.

Diretor de incorporação da Even, Marcelo Dzik diz que projetos já contemplam a montagem desses espaços - Even/Divulgação Diretor de incorporação da Even, Marcelo Dzik diz que projetos já contemplam a montagem desses espaços
Marcelo Dzik reconhece que as dimensões podem variar bastante. Mas, mais do que uma dimensão mínima, o importante é que o comprador observe se o número de equipamentos está de acordo com o espaço reservado para academias. “Em espaços restritos, vale a pena utilizar um número menor de equipamentos, desde que tenham várias funções, e priorizar a utilização de esteiras e bicicletas, que são os aparelhos mais usados no dia a dia.”

PRÉ-REQUISITOS Apesar de ser um diferencial que cada vez mais atrai a atenção dos consumidores, é preciso lembrar que o uso do espaço fitness envolve outros requisitos, além de somente ter equipamentos adequados à prática da atividade física. “O ponto principal é ter um acompanhamento profissional, que vai orientar os alunos, corrigir exercícios, tirar dúvidas e ajudar com a preservação dos equipamentos”, ressalta Letícia.

Outro ponto de destaque é verificar se os equipamentos disponibilizados foram fornecidos por empresas idôneas, conforme lembra Gisele. “Recomendamos a consultoria de empresa especializada, que indica a quantidade e tipo de equipamentos ideais ao espaço disponível”, observa.

A consultoria também é importante na hora de escolher os equipamentos adequados ao tipo de uso. “Por exemplo, se a sala é pequena e será usada sem o acompanhamento de instrutor de ginástica, não é recomendável a colocação de estação de musculação”, esclarece a gerente de projetos da Lider.

Ginástica no condomínio
Confira os prós e contras do espaço fitness, segundo os profissionais

Vantagens
» Comodidade de utilizar o ambiente no próprio empreendimento.
» Facilidade de cuidar da saúde sem sair do conforto de casa.
» Ganho de tempo e, consequentemente, de qualidade de vida.
» A alimentação pré e pós-exercícios pode ser feita dentro de casa.
» Poder levar seus próprios aparelhos para o espaço.
» Liberdade de horário para a prática de exercícios.
» Segurança e conforto.

Desvantagens
» Problemas causados pela prática de exercícios sem a orientação adequada ou com equipamentos de má qualidade.
Cabe aos moradores ou ao condomínio a contratação de profissionais para evitar que isso ocorra.
» Os aparelhos de ginástica requerem cuidados com a manutenção, o que pode sair caro para o condomínio.
» Em alguns anos, esses equipamentos ficam ultrapassados. Portanto, é necessário que o condomínio tenha o cuidado de manter o espaço sempre atual.
» Manter o espaço sempre limpo e conservado para que todos os moradores possam usá-lo de forma completa.
» Caso não haja isolamento acústico,
corre-se o risco de a música alta incomodar os vizinhos.

Veja também:
Ginástica em casa

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023