Vagas verdes

Garagens agregam tomadas para recarga de veículos e bicicletas elétricos

Recurso é disponibilizado por construtoras que levam em conta a sustentabilidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/12/2011 10:35 / atualizado em 01/12/2011 10:44 Humberto Siqueira /Estado de Minas
Edifício Sol, em Nova Lima, que está sendo construído pela EPO: apartamentos terão cinco vagas, sendo uma com tomada tipo steck - Perspectiva/Divulgação Edifício Sol, em Nova Lima, que está sendo construído pela EPO: apartamentos terão cinco vagas, sendo uma com tomada tipo steck
As inovações nos empreedimentos imobiliários se superam a cada dia. E eles são influenciados e impulsionados pelo desenvolvimento de outros setores, como os da informática, automação e automobilístico. Como exemplos, podemos citar fechadura biométrica, telas touch screen no hall social, placas solares para aquecimento de água cada vez mais eficientes, coleta separada de óleo de cozinha, iluminação com LED nas áreas comuns e vagas com tomadas para recarga de veículos e bicicletas elétricos.

Algumas construtoras demonstram na prática a preocupação com a sustentabilidade. A EPO Engenharia acaba de lançar o Edifício Sol. As obras só serão concluídas em 2015, mas o projeto deixa claro a aposta no fortalecimento de ideias sustentáveis. Nos quase 19 mil metros quadrados (m²) de terreno vão ser erguidas cinco torres, com 28 pavimentos. Na cozinha, haverá jardineira para horta. Contará ainda com elevador para veículos com identificador biométrico e garagem com tomada para abastecimento de carro elétrico.

Segundo Eduardo Luiz, engenheiro e diretor de novos negócios da EPO Engenharia, a cada novo produto a empresa busca incluir inovações. O Edifício Sol reúne diversos sistemas ecologicamente corretos: aquecimento solar, aproveitamento de água da chuva, tratamento das águas cinzas que retornam para ser usadas em descargas e agora esse incentivo ao uso de carros que não emitem CO². “Acreditamos que até 2015, quando entregarmos o empreendimento, vai haver uma gama variada de veículos elétricos. Eles vão ser aceitos pelo mercado pouco a pouco, como ocorreu com os automóveis flex”, sugere.

Cada uma das torres contará com 21 apartamentos com cinco vagas na garagem, sendo uma com tomada tipo steck, para veículo elétrico. Para acionar o recarregamento, o morador pluga a tomada e passa um cartão magnético, que libera a carga. Quando a tomada é desplugada, corta o fornecimento de energia, de modo a evitar o uso indevido por vizinhos, já que a tomada é ligada diretamente ao medidor do apartamento.

FUTURO

A estrutura requer um planejamento específico no projeto elétrico. “É preciso prever o uso de todas as tomadas ao mesmo tempo, sem sobrecarga. São 21 ramais, 21 cabos, 21 medidores”, pondera.

Rogério Santos, diretor de marketing da Tecnisa, explica que decidiram disponibilizar a tomada no Edifício Moai, para permitir que o morador do empreendimento tenha a possibilidade de adquirir veículos elétricos futuramente. “Além disso, é uma forma de garantir o valor de revenda do imóvel daqui a 15 ou 20 anos, quando a ausência de estações de recarga no condomínio será critério de exclusão para compradores de imóveis usados. Assim como ocorreu com edifícios construídos há 20 anos, sem ou com poucas vagas de garagem. Hoje, esses imóveis perderam muito valor. É essa conta que deve ser feita hoje com nossas vagas verdes”, sugere.

Tags: garagem,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023