Bom negócio para investir

Como decorar não é uma tarefa fácil e exige muito dinheiro, encontrar tudo pronto e no lugar pode ser tentador. Mas é preciso considerar também gosto dos futuros moradores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/03/2012 20:37 / atualizado em 19/03/2012 10:20 Júnia Leticia /Estado de Minas

A arquiteta Estela Netto diz que as construtoras têm apostado em projetos bem objetivos, independentemente do segmento social no perfil do imóvel - Eduardo Almeida/RA Studio A arquiteta Estela Netto diz que as construtoras têm apostado em projetos bem objetivos, independentemente do segmento social no perfil do imóvel
 

Comprar um apartamento decorado, de maneira geral, é um bom negócio. Isso porque a construtora acaba assumindo alguns custos, como o projeto de decoração, a mão de obra de gesso, instalação das luminárias, pinturas especiais e instalação de revestimentos especiais. O valor desse trabalho aumenta porque decorar uma casa não é uma tarefa simples nem algo muito barato. “É extremamente trabalhoso, demanda do cliente muitas visitas a lojas, muitos encontros, o que também tem um custo. Portanto, nesse aspecto, é um bom negócio do ponto de vista financeiro”, explica a arquiteta Estela Netto.

O investimento pode valer a pena, até porque, em termos percentuais, o preço que é repassado ao consumidor não corresponde ao investimento que ele teria de fazer ao contratar um profissional especializado. “Normalmente, um decorado pode ser de 20% a 50% mais caro que a unidade padrão”, diz a arquiteta Luciana Savassi. E, com isso, evita-se também a compra de móveis que não estão adequados ao espaço real do apartamento. Até porque, com apartamentos cada vez menores, não é raro adquirir algo que não caiba neles ou os deixem ainda menores, caso o espaço não seja bem aproveitado.

Mas, antes de efetivar a compra, é preciso levar em consideração alguns critérios. O principal deles é assegurar que o leiaute pronto se adapte às necessidades dos moradores. “Se o comprador é solteiro, não se justificam quartos de crianças decorados. Ou se a família tem mais filhos, não é recomendado um apartamento em que um quarto ou suíte foi usado para aumentar a área das salas”, diz Luciana.

O designer de interiores Rafael Cândido recomenda uma boa pesquisa de preços antes de fechar o negócio, além de conferir a  qualidade das peças - Eduardo Almeida/RA Studio O designer de interiores Rafael Cândido recomenda uma boa pesquisa de preços antes de fechar o negócio, além de conferir a qualidade das peças
O designer de interiores Rafael Cândido chama a atenção, ainda, para o estado de conservação do imóvel e dos móveis. “Se há uma infiltração, uma parede descascando, uma pequena rachadura, brevemente o imóvel necessitará de manutenção, o que não vale a pena. Os móveis também devem apresentar boa aparência e ser de qualidade, evitando que sejam trocados facilmente”.

A fim de certificar de que os itens que fazem parte do decorado – móveis, eletrodomésticos, entre outros – valem a pena, ou seja, tenham qualidade compatível com o valor pelo qual o imóvel está sendo vendido, Rafael aconselha pesquisar preços antes de fechar o negócio. “Uma dica é fazer uma simulação de quanto gastaria comprando um imóvel e decorando-o por conta própria. Além disso, é necessário checar a procedência das peças existentes, materiais utilizados, estado de conservação etc.”

VISTORIA Para se ter certeza de estar fazendo um bom negócio, o comprador deve conferir o estado de conservação das peças e ter todas as informações e documentações sobre os produtos da decoração. Notas fiscais, manuais, especificações e garantias. “Nunca se sabe se você precisará de uma assistência técnica de algum desses produtos”, comenta a designer Iara Santos.

Outro cuidado a ser tomado é testar todos os produtos para ver se estão em perfeito funcionamento e manutenção. “Inclusive, os básicos da obra, tais como parte elétrica, hidráulica e gás. Por serem executados muito antes, podem precisar de manutenção”, diz Luciana Savassi. É preciso, ainda, prestar atenção nos acabamentos em todas as partes do projeto, como alerta a arquiteta. “Como é um espaço muito visitado, pode haver tecidos sujos, pisos arranhados, entre outros aspectos a serem considerados. O preço tem que justificar esses detalhes”. São tantos os aspectos a serem considerados que, para não haver arrependimentos depois de fechado o negócio, a dica é contar com ajuda profissional.

 

Confira as características boas e ruins dos apartamentos decorados

VANTAGENS
» Não haver surpresa na hora de mudar,
pois os móveis estão adequados ao
espaço real do apartamento e não só
ao que está na planta.
» Agilidade na mudança, já que o tempo gasto na compra de móveis e demais artigos é dispensado.
» Evita obras e sujeiras.

DESVANTAGENS

» Falta de personalização. Sempre haverá um detalhe ou outro com que você não vai concordar ou não vai se adequar à sua realidade, por mais que goste da proposta do arquiteto ou decorador.
» Qualidade dos móveis e eletrodomésticos, que pode deixar a desejar, até porque ficaram um
tempo em exposição.
» Nunca se sabe se será necessário assistência técnica de algum desses produtos. O mesmo vale para os pisos, que podem estar arranhados devido às constantes visitações.

Veja também:
Serviço ao alcance de todos

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023