A arte do cuidado

Feng shui desperta a consciência para medidas que promovam uma verdadeira revolução na vida das pessoas em todos os aspectos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/09/2012 10:00 / atualizado em 24/09/2012 12:44 Vanessa Jacinto /Estado de Minas
Presença de plantas, madeiras e objetos em barro trazem a natureza para dentro de casa e ajuda a criar ambiente acolhedor - Beto Novaes/EM/DA Press Presença de plantas, madeiras e objetos em barro trazem a natureza para dentro de casa e ajuda a criar ambiente acolhedor


A cidade histórica de Tiradentes, na Região Central de Minas, virou palco de uma série de eventos que se tornaram tradicionais. Um deles, o Seminário Internacional de Feng Shui, que ocorre entre os dias 3 e 7 de outubro, tem tudo a ver com o clima que traduz o espírito do lugar. A décima segunda edição do encontro coloca foco no bem-estar e seu principal objetivo é divulgar a cultura da saúde e da qualidade de vida nos níveis pessoal e ambiental.

Por reconhecer a íntima relação entre ambos, as apresentações e debates giram em torno de três faces: a casa, o corpo e a paisagem, desmitificando a crença ocidental de que feng shui se resume a uma técnica de harmonização de ambientes.

O arquiteto Carlos Solano, organizador do evento e especialista no assunto, adverte que o conceito do feng shui é realmente mais amplo. Considerada um dos oito ramos da medicina chinesa, a técnica, na verdade, se define pela mais pura consciência do cuidado. Trata-se de uma filosofia primordial, que desperta a consciência sobre a arte de cuidar das várias moradas do ser humano: a casa corpo, a casa moradia, a casa cidade e a casa mundo. “Construir a casa é criar os hábitos ou meios para habitar em si, se ter, tomar posse de si mesmo, produzir a sua identidade em relação com o mundo”, explica.

Durante o encontro, que reúne especialistas de todo o Brasil e convidados internacionais, será possível aprender a aplicar a filosofia do feng shui no dia a dia. Não é preciso adquirir uma morada nova, totalmente construída de acordo com os preceitos da técnica nem mesmo usar o baguá (instrumento usado sobre a planta da casa, tipo bússola com os quatro pontos cardeais) para usufruir dos benefícios que ela promove. Pequenas adaptações, mudanças de padrão e atitude são suficientes, segundo os especialistas, para promover verdadeira revolução na vida das pessoas, proporcionando boa saúde e um estado de espírito que inspira cada aspecto da vida.

São medidas como plantar árvores, economizar água, reciclar o lixo, diminuir a produção de resíduos, gerar menos trânsito e poluição deixando o carro em casa. No âmbito doméstico e pessoal, a principal receita é desintoxicar. “No âmbito individual, os chás, a alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, especialmente os orientais, têm esse poder de nos restaurar fazendo a saúde voltar a aflorar em nós”, diz Solano.

Já para a casa, o principal método de desintoxicação é o “destralhe”. “Para se livrar das toxinas, o primeiro passo é mandar embora o que não gosta, não usa, não quer ou não funciona. Somente uma boa limpeza deixa a vida e a casa prontas para serem renovadas.”

Sinônimo de harmonia e bem-estar

Intervenções de feng shui devem levar em conta os objetivos dos moradores, de forma a proporcionar equilíbrio e sensação de acolhimento e favorecer a convivência familiar

Os aromas que exalam da cozinha da administradora Joana Campos Oliveira, de 45 anos, todos os domingos na hora do almoço, são mais que um convite para saborear o ‘prato do dia’. Eles são uma espécie de boas-vindas ao grupo de visitantes domingueiros, normalmente formado pelos familiares e amigos dos donos da casa. A certeza de acolhimento vem com um inebriante cheiro de lavanda, que ferve calmamente no fogão. O calor da cozinha aquece as relações, une a família e transforma todo encontro numa alegre celebração.

É nesse ambiente familiar, cozinhando para um batalhão de gente, que ela se sente verdadeiramente realizada. Sua morada a transporta de volta à infância no interior, onde viveu tantos dias felizes, correndo num amplo quintal que habita sua memória.

A casa onde mora há quatro anos, totalmente reformada dentro dos preceitos do feng shui, um dos braços da medicina chinesa, é o lugar onde Joana pôde plantar pés de laranja, amora e uma horta com ervas, couve e taioba. “Sinto ter construído aqui meu verdadeiro recanto, um espaço que abriga a minha alma e que traduz quem eu sou”, diz.

A cozinha aberta para a sala de estar chama o visitante para a intimidade dos moradores. “É onde exercito minha paixão pela cozinha. Os domingos aqui são sempre perfeitos, regados a bons vinhos, embalados pelo som de Mozart e pela presença das pessoas que amo. Minha casa é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida”, afirma.

Na reforma da casa, Nair de Matos privilegiou a sala de jantar para garantir a integração da família e ter um local para confraternização - Beto Novaes/EM/DA Press Na reforma da casa, Nair de Matos privilegiou a sala de jantar para garantir a integração da família e ter um local para confraternização


Os sentimentos de Joana em relação à moradia são os mesmos experimentados pela terapeuta Anair de Matos Lima, de 43. Ela também teve que fazer modificações na casa onde mora, para dar a ela um ar de doce lar. Apesar de pronto, Anair queria imprimir no imóvel sua marca pessoal. As modificações foram feitas com orientação de uma design de interiores, também especialista em feng shui, que ajudou a plantar na casa o propósito de harmonizar a família, promover o fluxo de energias positivas e favorecer a convivência.

Para esses objetivos, Anair abriu paredes, mudou a destinação de cômodos, ampliou a sala de jantar, criando um espaço sagrado para as refeições e encontros familiares. Cores, objetos e plantas também foram elementos usados para garantir os objetivos.

Depois do rápido e certeiro projeto, a casa no Bairro Nova Vista, no município de Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, cumpriu seu papel na vida da terapeuta. “Morei sete anos em apartamento antes de vir para cá. Sinto que consegui fortalecer o lar e o sentido de família, o vínculo. O sentimento de harmonia e paz, felizmente, tem nos acompanhado na prática. Visualizo isso na sala de jantar. Somos uma rara família que consegue fazer todas as refeições do dia juntos.”

A qualidade ambiental de uma residência, medida por indicadores como segurança, privacidade, boa convivência com a vizinhança, uso flexível das áreas e possibilidade de apropriação, eleva a qualidade de vida, influencia comportamentos e, de forma determinante, a saúde física e psíquica dos indivíduos.

IMPACTOS

A design de interiores Ivone Cruz criou um jardim em círculo como forma de facilitar a circulação de energia no local - Jair Amaral/EM/DA Press A design de interiores Ivone Cruz criou um jardim em círculo como forma de facilitar a circulação de energia no local
Para o professor Gabriel Moser, doutor em psicologia ambiental pela Université René Descartes, de Paris, e professor titular na mesma instituição, a maneira de se relacionar com o ambiente constitui um importante elemento do bem-estar individual. Da mesma forma, condições ambientais danosas, como poluição do ar ou ruído, têm impacto negativo na vida das pessoas.

A design de interiores Ivone Cruz Leão Duarte, que trabalha com o feng shui, reforça que uma moradia com a cara do dono oferece mais qualidade habitacional. Por isso, o cliente é sempre ouvido para dar o toque pessoal aos projetos e para que as intervenções do feng shui sejam pensadas de acordo com os objetivos dos moradores.

Cecília Cibella Shibuya, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), afirma que as condições de moradia são, cada vez mais, uma preocupação das pessoas. Segundo ela, a busca por condomínios, já bastante considerável, tende a crescer.

A conotação de status e luxo, entretanto, está longe de ser o principal motivo da procura. O que as pessoas querem, na opinião da especialista, são ambientes que proporcionem segurança, possibilidade de lazer, de deixar os filhos mais soltos. “Bem-estar e qualidade de vida, aquecimento das relações familiares, resgate dos laços com os vizinhos e socialização são questões de moradia que interferem no aspecto emocional. As pessoas estão rebuscando esse prazer de morar para ter equilíbrio maior em todas as áreas.”

Serviço
12º Seminário Anual de Feng Shui – Edição Internacional
Tiradentes (MG), de 3 a 7 de outubro
Informações: www.triskelconsultoria.com, nucleobemestar@gmail.com.br
Telefones: (31) 9198-1503/8350-3806/9705-6677

Beto Novaes/EM/DA Press


Pura energia


Resolver problemas de insônia tirando espelhos e objetos eletrônicos dos quartos; mal-estar no escritório, reposicionando a mesa de trabalho; brigas e discussões familiares, fonte interminável de estresse, com a harmonização geral do imóvel são algumas possibilidades oferecidas pelo feng shui. Segundo especialistas, a adequação de locais para as habitações humanas é tão antiga quanto o próprio homem e está intimamente relacionada aos conceitos de conforto, bem-estar e equilíbrio.

Nascido na China, o termo significa vento (feng) e água (shui), elementos fundamentais para a vida. A morada ideal é aquela que nos protege do vento forte e frio e nos aproxima do estímulo nutritivo da água, segundo o arquiteto Carlos Solano, especialista no assunto e coordenador do 12º Seminário Internacional de Feng Shui, que ocorre entre 3 e 7 de outubro, em Tiradentes, Região Central de Minas. Ele explica que a aplicação da técnica tem a ver com proteger os moradores das influências agressivas e destrutivas para o processo da vida.

A noção de harmonia com o universo está fortemente presente no feng shui, uma característica que se aplica diretamente à medicina chinesa. Ambas se dirigem ao mesmo objetivo, que é manter as pessoas em harmonia energética consigo mesmas e com o meio ambiente que as cerca. Como grande parte da preocupação da medicina chinesa é com a manutenção da saúde, seguir os ritmos e ciclos da natureza é fundamental.

Carlos Solano defende destralhe para desintoxicar os ambientes - Beto Novaes/EM/DA Press Carlos Solano defende destralhe para desintoxicar os ambientes
Prevenir a desarmonia ou restabelecer o equilíbrio são as principais indicações de uso da técnica. Nos dois casos, o primeiro passo para a conquista da harmonia é a desintoxicação do ambiente. Por mais difícil que seja se livrar de uma quinquilharia, o esforço recompensa. De congelados vencidos a roupas antigas que as pessoas costumam guardar para o caso de emagrecer ou engordar, todo mundo tem um pouco de acumulador.

A mania de guardar demais, por si só, já pode ser sintoma de transtorno obsessivo-compulsivo ou estar associada à depressão. Na casa, elas impedem o fluxo de energia, geram bagunça, lixo e estagnação. A receita de Solano é simples. “Elimine pelo menos 50 itens. Não vale se enganar. Mesmo que você tenha, por exemplo, várias calças e várias camisas para descartar, a categoria inteira vale um item”, ensina. O que você não usa, não quer ou não precisa, não deve, necessariamente, ir para o lixo. Reciclar, vender, doar, emprestar estão entre as opções.

“Objetos sem utilidade ocupam espaço físico e mental e dificultam a organização das ideias", diz Aline Mendes, terapeuta de ambientes, que também vai participar do seminário. Segundo ela, todo mundo sempre tem algo no fundo do armário que não usa. Mesmo as pessoas mais organizadas e menos consumistas. Se você comprou faz um tempo e nunca usou, provavelmente nunca vai usar. Se você já usou, há uma tolerância. Alguns dizem que, para roupas, o prazo é dois anos. Para utensílios de cozinha, um ano.

Terminada a faxina, é hora de realizar a chamada pintura terapêutica. Que nada mais é do que imprimir no ambiente todas as intenções para as pessoas e para a família. Quem quiser, pode escrever nas paredes dos ambientes e passar a tinta por cima. Também é possível escrever em papéis e colocar atrás de quadros, dentro de livros, no altar da casa.

Significado das cores


As cores também têm um aspecto importante na determinação da qualidade do ambiente. Confira abaixo os efeitos sobre o comportamento dos indivíduos.

Vermelho – é a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo, dos impulsos. Estimula reações diretas e até mesmo agressivas: força, valentia, tenacidade (persistência, vigor). Simboliza também a aproximação e o encontro entre as pessoas.

Amarelo – ativa o intelecto, a comunicação, a concentração, disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo. Ajuda também a clarear as ideias. É aconchegante, positivo e está associado à flexibilidade e à boa sorte.

Laranja – alegre e social, é a cor do equilíbrio. Estimula otimismo, generosidade e entusiasmo. Além disso, é atraente e aconchegante.

Verde – representa esperança e abundância. Estimula momentos de paz, de equilíbrio e de cura. É a cor do desvendar de mistérios.

Azul – é a cor da purificação, a única que tem como grande poder desintegrar energias negativas. Estimula a introversão, a busca da verdade interior e é sedativa. Favorece a inspiração, a amabilidade, a paciência e a serenidade.

Lilás – está associado à intuição e espiritualidade. É uma das cores que mais tem influência em emoções e humores.

Branco – contém todas as cores. É purificador e transformador. Representa a perfeição e o amor divino. Estimula a humildade e a imaginação criativa. Produz sensação de limpeza e claridade e, ao mesmo tempo, de frieza e esterilidade.

Preto
– é considerado uma capa de aço, onde o que está de fora não entra e o que está dentro não sai. Ambientes carregados dessa cor costumam ter um ar viciado.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023