Comentários
600

Feng Shui, Baguá e as estações da casa

Feng Shui não resolve problemas, mas sim o ser humano, e mostra todas as possibilidades que podem ser amenizadas. E faz isso através da leitura da casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/06/2011 10:13 / atualizado em 03/06/2011 10:37 Valéria Loureiro /Especial para o Lugar Certo
Reprodução/Internet/www.bomestaremcasa.com.br

Quando se fala em Feng Shui, além da palavra energia, outra palavra logo vem à tona: BAGUÁ. Mas o que vem a ser Baguá? Na verdade, BA GUA (ba=oito – gua=trigramas) é uma mandala chinesa, um octógono, formado por oito conjuntos de três linhas, aos quais denominamos “trigramas”.

Estes trigramas foram ordenados em duas sequências: a sequência do Céu Anterior e a sequência do Céu Posterior. Esta segunda sequência é uma sequência temporal e por isso é usada para a avaliação de residências. Ela apresenta uma estrutura psicológica. Cada trigrama possui um amplo significado simbólico.

A Escola do Chapéu Preto tem a proposta de avaliar os lugares através do Baguá com a sequência do Céu Posterior. A cada trigrama está relacionado um aspecto básico da vida humana (trabalho, conhecimento, família, riqueza, fama, casamento, filhos, amigos e saúde), e a cada um desses aspectos relacionam-se os atributos de cada trigrama, dentre eles as estações ou ciclos sazonais.

Vale lembrar que o Feng Shui é uma ciência de vida e, assim sendo, é jornada e não destino fixo. O Baguá nos remete a essa jornada.Tudo tem início na Família, com o nascimento da pessoa, e se desenvolve pelos trigramas seguintes, alcançando a Fama (maturidade), passando pelo Casamento, tendo Filhos, expressando-se no Trabalho (carreira) e adquirindo Conhecimento, que nada mais é que experiência de vida.

Tudo tem início na Primavera, estado de mudança, de plantio, passa pelo auge, pela euforia do Verão, pelo tempo do Outono, quando se começa a colher os frutos do que se plantou e chega-se ao Inverno, que é aquela parada, diga-se de passagem, obrigatória, para se repensar a vida ou tomar fôlego (férias) para um novo início, na Primavera.

O Feng Shui é uma ciência de observação. Então, é preciso sensibilidade para percebermos por qual estação nossa casa está passando, lembrando que estas estações psicológicas nada têm a ver com as estações temporais.Assim, se as coisas não vão bem, se a casa parou, vamos ativar o Verão. Se existem problemas familiares, vamos ativar Família, trigrama da Primavera, porque há uma possibilidade de se reprojetar as coisas. E assim vamos atingindo o objetivo do Feng Shui que é o de poder oscilar com a vida, poder aprender com ela.

Existe um processo paralelo entre a casa e o ser humano. A nossa casa é o retrato de nossa vida. Da mesma forma que a casa, o ser humano passa pelas “estações” da vida, completando ciclos e sempre reiniciando. É preciso estar atento para que esses ciclos sejam cumpridos de forma natural, sem paradas intermináveis ou saltos extraordinários.

É preciso saber identificar esses momentos de vida, especialmente o período de introspecção, a parada. Quando se ignora, por qualquer razão, esse momento, tenha a certeza de que a natureza vai se encarregar de fazer parar. O ser humano se vê compelido a parar: ou adoece, ou sofre algum acidente... e para! Literalmente para, não por vontade própria, mas porque simplesmente não consegue mais avançar. Aí, então, vai ser obrigado a se reabastecer para, novamente, entrar na “roda da vida”.

Isso é Feng Shui! Ele não vai resolver problemas, mas, sim, o ser humano. Vai mostrar todas as possibilidades que podem ser atenuadas. E vai fazer isso através da leitura da casa, respeitando as suas estações ou as estações de quem tem a posse da casa.

Leia outros artigos de Valéria Loureiro no Lugar Certo:
O ano do Tigre
Feng Shui: energia para o ano novo
Feng Shui: a escola do Chapéu Preto
Feng Shui: energia aplicada em casa
Feng Shui: a energia da forma
Feng Shui: energia para a vida
Feng shui para proteção
O Feng Shui e a limpeza do espaço
Feng Shui: a procura por uma nova casa

Para dúvidas ou sugestões para esta coluna, envie e-mail para valerialoureiro@icterapiasholisticas.com.br.

* Valéria Loureiro é arquiteta e consultora de Feng Shui. Saiba mais no site da IC Terapias Holísticas, ou pelos telefones (31) 3441-8009 e 3492-2580

Tags: casa

Outros Artigos

ver todas
05 de março de 2015
29 de janeiro de 2013
17 de janeiro de 2012
03 de junho de 2011
14 de setembro de 2010