Quartos de hotel no México são instalados em tubos de concreto

Visitantes que se hospedarem no TuboHotel terão uma experiência, no mínimo, inusitada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/10/2012 11:23 / atualizado em 17/10/2012 11:29 Joana Gontijo /Lugar Certo
TuboHotel/Divulgação

Um hotel mexicano oferece aos visitantes uma estadia diferente do comum. Respeitando os preceitos das construções ecológicas, as acomodações do TuboHotel são instaladas em tubos de concreto reciclados, provenientes de bueiros e esgotos industriais. Embora a ideia de dormir dentro de uma estrutura como essa não pareça muito atrativa, os arquitetos responsáveis pelo conceito conseguiram transformar esta experiência em algo singular, sem esquecer do conforto.


Situado a aproximadamente 45 minutos ao sul da Cidade do México, na aldeia de Tepoztlan, em Morelos, o empreendimento, com projeto de autoria do escritório de arquitetura T3arc, foi construído em apenas três meses, e funciona desde 2010. O custo do investimento foi muito inferior ao que se gastaria para erguer um hotel comum. No total, são 20 quartos, empilhados em formato de pirâmide, com vista para a Serra de Tepozteco.

Cada quarto de concreto mede 2,44 m de largura e 3,5 m de comprimento e têm a essência mais próxima do rústico. Eles são equipados com uma cama queen size coberta com lençóis de algodão egípcio, mesa de luz, ventilador, e uma gaveta debaixo da cama para acomodar as bagagens. Na extremidade de cada tubo está a porta de vidro, preservada por cortinas que mantêm uma certa privacidade.

As unidades se abrem para um pátio central, cercado por exuberante vegetação nativa, e não têm banheiro. Os hóspedes podem utilizar duas casas de banho comuns, porém privativas, localizadas na propriedade do hotel. Os donos garantem que os tubos contam com tratamento térmico e mantêm a temperatura agradável durante o dia e também à noite. A disposição das estruturas foi concebida de maneira aleatória, conforme a topografia do terreno, que ainda conta com uma horta orgânica.

TuboHotel/Divulgação
Em entrevista ao site do jornal britânico Daily Mail, Mail Online, o proprietário Robb Anderson disse que ele tropeçou nos tubos por acaso. “Os tubos estavam lá sem nenhuma utilidade, e um dia perguntamos se poderíamos usá-los. Disseram sim, então nós decidimos fazer um hotel”, afirmou. Anderson ressaltou ainda que se orgulha de oferecer aos visitantes uma experiência única, ainda que a proposta não seja sobre luxo. “Nosso mercado é mais o estilo de hostels, para viajantes, mas todos os tipos de pessoas vêm aqui, já que a ideia é tão incomum”.

A proposta de se construir um hotel em tubos surgiu com o projeto do arquiteto alemão Andreas Strauss para o Dasparkhotel, aberto em 2006, na Áustria, e serviu de inspiração para os arquitetos do T3arc. Por sua vez, eles ampliaram o conceito, criando módulos triangulares de dois andares. Pelo empilhamento de um tubo superior em dois tubos que ficam na base, o efeito visual resultante salta aos olhos, e a construção não afeta o meio ambiente natural que circunda a área.

O TuboHotel pode ser um interessante destino de férias, para todo o tipo de público, com preço acessível. Uma noite no alojamento custa cerca de R$ 65, de segunda a sexta-feira, passando para pouco mais de R$ 100 aos finais de semana.

Tags: hotel,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Jorge - 18 de Outubro às 21:32
Sem banheiro, nem pensar.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023