Vendas de material de construção crescem só 1,4% em 2012

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/01/2013 13:59 Agência Estado /AE
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
As vendas da indústria de material de construção em 2012 cresceram 1,4%, o pior resultado desde 2009, quando o setor teve retração de 12,0%, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (22) pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). No mês de dezembro, as vendas da indústria tiveram baixa de 11,2% na comparação com novembro, e queda de 3 4% ante o mesmo mês de 2011.

O resultado de 2012 ficou abaixo das previsões da Abramat. No começo do ano, a projeção era de alta 4,5%, mas o cenário fraco de vendas levou a duas revisões: primeiro para 3,4% e depois para 2,0%.

Ao longo do ano a indústria de materiais foi afetada principalmente pelo desaquecimento do setor imobiliário, que teve queda nos lançamentos de novos projetos. Além disso, o ritmo das obras de infraestrutura ficou abaixo do esperado por empresários do setor. Por outro lado, o consumo de materiais pelas famílias seguiu forte, apesar de dificuldades para conseguirem crédito para suas compras, segundo a Abramat.

A consequência desse cenário foi um crescimento menor das vendas de materiais de base, como cimento, vidro, ferro, telha, tubulações, entre outros, em comparação com os materiais de acabamento (tintas, pisos, azulejos e itens de iluminação). As vendas de materiais de base em 2012 ficaram praticamente estáveis, com leve alta de 0,1%. Em dezembro, o setor caiu 4,9% ante dezembro de 2011. Já o setor de materiais de acabamento avançou 3,8% em 2012. Em dezembro, teve queda de 1,0%.

Para 2013, a Abramat reiterou que espera alta de 4,5% no faturamento. A projeção se apoia na expectativa de ritmo mais forte de execução das obras de infraestrutura e do programa Minha Casa, Minha Vida, além das medidas de desoneração e incentivo anunciadas pelo governo federal para o setor.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Fábio - 24 de Janeiro às 13:31
Finalmente! Aleluia! Parabéns pela coragem de informar, de forma ética e imparcial, a verdade sobre o mercado de construção. Chamo atenção para o trecho da matéria, que afirma "Ao longo do ano a indústria de materiais foi afetada principalmente pelo desaquecimento do setor imobiliário..."

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023