Feirões indicam mercado emergente

Jovens recém-casados estão entre os que mais procuram uma boa oportunidade nos feirões da casa própria

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/02/2013 13:47 / atualizado em 11/02/2013 14:31 Júnia Leticia /Estado de Minas

Diretor da MRV, Rodrigo Resende destaca as boas ofertas no feirão de imóveis - Eduardo Almeida/RA Studio - 20/12/12 Diretor da MRV, Rodrigo Resende destaca as boas ofertas no feirão de imóveis

 A frequência com que são realizados os feirões demonstra que investir nesse tipo de evento é um ótimo negócio, tanto para clientes quanto para as construtoras. O diretor da AP Ponto, Bruno Lafetá, confirma os resultados positivos para a empresa. “Em nossos indicadores, verificamos que quando organizamos o feirão as vendas naquele mês aumentam 50%”, conta. No ano passado, a empresa realizou feirões a cada trimestre e a expectativa é de manter essas ações em 2013. O próximo evento está previsto para março.

Rodrigo Resende, diretor de Marketing e comercial da MRV Engenharia, afirma que os feirões são uma ótima oportunidade para as construtoras. “Tanto para a realização de vendas quanto para apresentação de futuros lançamentos e, com isso, fazer cadastro de clientes interessados nesses imóveis. Geralmente, as pessoas que visitam os feirões são aquelas que buscam o primeiro imóvel. Em sua grande maioria, são jovens solteiros e recém-casados que estão iniciando uma nova família.”

Lafetá delimita as pessoas entre 25 e 35 anos, noivos ou recém-casados em busca do primeiro imóvel como grande parte do público que visita os feirões. “Eles buscam, principalmente, uma boa localização, com todos os serviços disponíveis na proximidade, além de segurança e lazer no empreendimento. Na grande maioria, são apartamentos novos, de dois ou três quartos, de R$ 100 mil a R$ 200 mil, na região metropolitana.”

Bruno Lafetá, diretor da AP Ponto, sugere ao cliente se programar para fazer a melhor escolha - Eduardo Almeida/RA Studio Bruno Lafetá, diretor da AP Ponto, sugere ao cliente se programar para fazer a melhor escolha
Os clientes presentes nos feirões procuram, principalmente, apartamentos de dois quartos em condomínios fechados. “É importante oferecer ao cliente um imóvel que atenda suas expectativas, mas que caiba em seu orçamento, para que ele não tenha problemas na hora do financiamento com o banco”, explica Resende.

Para Lafetá, a realização desse sonho depende de uma boa análise da capacidade de pagamento do interessado no imóvel em função da renda e dos compromissos já assumidos. “Mais de 95% das pessoas precisam de financiamento em 30 anos para adquirir o primeiro imóvel. Portanto, antes de oferecer o produto certo, precisamos saber quais serão mais adequados para cada cliente. Fazemos os cálculos em nossos pontos de venda, em todos os atendimentos, e elaboramos propostas levando em conta essa avaliação.”

PESQUISA

Antes de efetuar a compra do imóvel em feirões, Lafetá sugere pesquisar o tipo desejado e fazer simulações de parcelas, para definir os valores que seriam viáveis. O diretor da AP recomenda, ainda, se programar para não perder uma boa oportunidade. “A dica é chegar cedo para conseguir escolher primeiro, pois as promoções nos feirões são muito atrativas e é comum ver empreendimentos serem totalmente vendidos durante esses eventos.”

Resende aconselha o consumidor a se informar sobre o que é preciso levar para adiantar o fechamento do negócio, qual produto é o ideal para você e sua família, dentro do seu planejamento financeiro.

 

Três perguntas para...

Silvio Saldanha - presidente da Associação dos Mutuários e Moradores de Minas Gerais (AMMMG)

 

Por que surgiram os feirões?
Para ajudar o consumidor a adquirir a casa própria com linhas especiais de financiamento e condições diferenciadas, buscando, entre diversas opções de ofertas, encontrar a mais viável frente ao orçamento dos interessados, na intenção de atingir parcelas mensais que respeitem o máximo de 30% da renda bruta. Com as informações pessoais do candidato, é possível apurar o valor de crédito disponibilizado, e na feira ele pode conhecer imóveis dentro da respectiva faixa.
 
Quais são as vantagens dos feirões da casa própria?
Normalmente, são desconto nos valores de venda, prazos ampliados, taxa de juros reduzida e facilidade no pagamento da entrada. Para as construtoras e incorporadoras, o evento e toda sua divulgação em caráter nacional acaba contribuindo para que aumente o número de vendas.

Quais as dicas para comprar imóveis em feirões?
Quem nunca sonhou ter a casa própria? É importante uma grande dose de racionalidade.  Quando o imóvel é adquirido na planta, é importante pensar que será uma compra a médio prazo, onerando mensalmente o orçamento familiar, sem o uso imediato da aquisição. Já o imóvel pronto é mais fácil, pois o ingresso é imediato.

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023