Erguida em um terreno de 3,1 mil m², com área construída total de 506 m², esta casa de praia em Jbeil, na costa norte do Líbano, foi planejada para abrigar uma família de cinco pessoas e três hóspedes. Mesmo com o contorno acidentado, o lote é limitado por um afastamento obrigatório de dez metros da costa, o que restinge a instalação do imóvel em um local quase planificado entre uma estrada particular secundária e o mar.
O meio ambiente do entorno teve suas características conservadas e valorizadas, e é totalmente conectado à morada, batizada de Casa de Praia Fidar. Os preceitos do desenho universal tiveram forte influência na concepção programática e na tectônica da construção.
O nível acessado a partir da entrada do terreno compreende os ambientes de convivência, enquanto os espaços privados ficam nos andares inferiores. O pavimento mais alto é configurado como uma plataforma que se eleva em colunas curtas, o que fez com que a rocha natural destacada na paisagem ao redor não sofresse muitas alterações, também proporcionando uma bela vista para o litoral.
Nesta parte da casa, a borda do deck é minimizada, o mesmo que acontece com a tira ao lado, com o objetivo de liberar a visão para a natureza. Os terrações suspensos e reduzidos formam um conjunto de condições que dão ritmo e fluidez no deck ao ar livre. A mesma direção da luz e dos ventos reúne a escada e o hall de entrada, compondo uma delimitação entre os cômodos de uso público. Esta demarcação fica ainda mais evidente a partir da pérgola externa e a cabine de ducha. A plataforma descansa acima dos quartos, estes alocados o mais perto possível da praia e do mar.
Aberturas em janelas envidraçadas estendem a integração com o exterior, e uma piscina com borda infinita se perde no horizonte na área de lazer. Entre os materiais especificados na proposta, muita pedra e concreto e, na decoração interna, predomínio do tom contemporâneo e clean, sem perder em sofisticação. Uma casa independente da principal oferece mais conforto e privacidade para os hóspedes. O projeto é de autoria dos profissionais do escritório Raed Abillama Architects.