Morada no México valoriza grandes aberturas e visual orgânico que atrai a curiosidade

Estruturas metálicas que compõem a fachada dão ao imóvel um design singular

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/06/2013 15:09 / atualizado em 24/06/2013 15:34 Joana Gontijo /Lugar Certo
CRAFT Arquitectos/Divulgação

Esta casa na região metropolitana da Cidade do México chama a atenção principalmente pelo lado de fora. Avistado da rua, o muro esconde o imóvel, aí mais dicreto, e guarda uma forte surpresa quando se adentra o portão. Ao bater o olho sobre a construção, a primeira coisa que aparece é o desenho orgânico gerado pelo traçado arquitetônico proposto. A fachada em grandes janelas é emoldurada por estruturas metálicas vermelhas que geram variadas formas sobre as paredes envidraçadas, fornecendo à obra um visual único e peculiar.


Com área construída de 200 m², o imóvel tem projeto assinado pelos profissionais do escritório CRAFT Arquitectos e fica situado no município de Atizapán de Zaragoza. Segundo os autores, a proposta conceitual baseia-se na intenção de conceber módulos de 15 m² onde se desenrolam cada uma das zonas do projeto, diante das quais surgem espaços abertos e contínuos. Estes módulos permitem que cada família se adapte à sua casa segundo suas próprias necessidades, com instrumentos para estender-se de maneira limpa, ordenada e com baixo custo de operação.

A morada, batizada de ATZ Living, se adequa harmonicamente ao terreno. Delineando uma encosta com inclinação pronunciada, foram dispostos os diferentes níveis, com os quais se criou uma circulação vertical centralizada. A partir disso, os módulos vão se assentando sutilmente sobre as curvas de nível sugeridas pela topografia natural do lote.

Partindo de uma estrutura primária metálica na cor vermelha, que vai ligando estruturalmente cada um dos blocos, nascem generosas janelas que se iluminam e ventilam em contato com uma bela área verde particular, brindando os ambientes internos com uma tranquilidade isolada da correria da rotina diária. Entre os ambientes de meia altura, aparecem cômodos com alturas duplas e grandes aberturas, assim como o jardim no telhado permite ter um agradável panorama da paisagem ao redor.

“A ideia de criar espaços abertos e permanentes nos deu a oportunidade de utilizar poucas paredes: elas abrangem as áreas de serviço e limpeza que se localizam no centro do projeto e tornam mais eficientes as instalações, gerando um núcleo central que dá mais rigidez para toda a estrutura”, finalizam os arquitetos em seu site oficial.
CRAFT Arquitectos/Divulgação
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023