Planos abertos, materiais naturais e desenho moderno emolduram morada na África do Sul

O projeto da House Ber se sobressai entre os vizinhos com traçado belo e contemporâneo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/07/2013 11:18 Joana Gontijo /Lugar Certo
© Barend Roberts/Divulgação

A união eficiente entre granito, aço, luz e água resultou no projeto desta casa na África do Sul. Aplicando os materiais principais em sua forma mais pura, a House Ber, localizada em Midrand, se diferencia na vizinhança em uma conexão harmoniosa com o meio ao redor. A construção é assinada por Nico van der Meulen Architects e M Square Lifestyle Design. Uma sequência aleatória de barras de aço irregulares faz nascer modelos nas fachadas que, primeiramente criadas para conferir segurança ao imóvel, acabaram se transformando no aspecto mais peculiar da obra, distinguindo-a do entorno.


Com estrutura de desenho simples em formato retangular, a morada gira em torno da sala de estar, o centro da distribuição dos cômodos. As quatro suítes, a área de lazer comum e o escritório são as regiões principais do projeto, atendendo a demanda do cliente que desejava ter uma casa contemporânea, marcante, sem ambientes desnecessários, além de planos abertos e arejados.

Imponentes e praticamente imperceptíveis, as aberturas envidraçadas em generosas portas e janelas ao mesmo tempo que delimitam dentro e fora, também permitem a interligação perfeita entre o interior da casa e a natureza. Os limiares minimizados entre os espaços externos e internos dão ao morador a sensação de estar nos dois ambientes simultaneamente, de poder experimentá-los e transitar entre eles facilmente, sem barreiras físicas. A bela piscina se sobressai como mais uma oportunidade de diversão e encontro.

Disfarçadas de lajes de granito perfuradas com inserções de aço, escadas deslizam do hall de entrada e chegam às zonas de convivência. Incrustações de aço preto aparecem em toda a residência em inúmeros modos de utilização. Uma atmosfera de transparência é capturada em cada ambiente com a especificação das matérias-primas em aspectos originais e o uso de produtos naturais como nos pisos de mármore e nas bancadas da cozinha em pedra Caesarstone.
© Barend Roberts/Divulgação

A luz que entra pelos tetos fornece uma contraposição entre variadas texturas e formas refletidas que, por sua vez, fazem com que o habitante fique ansioso para descobrir estas mudanças à medida que percorre a casa. As barras de aço dispostas sem padrões pré-definidos emolduram uma linha que se movimenta pela construção e integram todos os elementos e espaços, gerando uma sensação de unidade que pode ser percebida por todo o imóvel.

O retoque final vem da decoração, em que o estilo clean é o tom predominante. Peças de mobília e iluminação europeias completam a proposta arquitetônica, enquanto uma escultura de Regardt van der Meulen dá um sopro de vida tridimensional ao projeto.
Divulgação

Tags: arquitetura

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023