Fotógrafo revela o encanto oculto por trás de escadas abandonadas

Série de imagens transpõe o caráter comum da arquitetura e fala sobre a fragilidade da vida

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/03/2014 12:51 / atualizado em 11/03/2014 13:10 Joana Gontijo /Lugar Certo
Christian Richters/Divulgação
Tudo o que está ao redor, as coisas do universo e os lugares que se habita ou por onde se passa, suscita diferentes sensações em cada pessoa. Para uma grande parte dos homens e mulheres, o espaço quase sempre carrega o teor arquitetônico - a cidade, com seus monumentos e construções, forma uma fonte infindável de informações sobre a vida e a história de quem esteve por ali, seja no âmbito coletivo ou individual, como retrato profundo de uma cultura ou uma época. E, para um artista europeu, registrar a arquitetura consiste em explorar, ler e decifrar estes locais, para ir além – alcançar um ritmo desacelerado e cuidadoso de observar o mundo.

Neste conjunto de imagens, o arquiteto e fotógrafo Christian Richters mostra a beleza escondida por trás de escadas abandonadas, em várias partes do planeta. Com papel, na essência, funcional (fazer a ligação vertical entre diferentes pavimentos), aqui elas encontram um novo caráter. São, à primeira vista, um cenário de declínio – a análise mais apurada revela o caráter de efemeridade da existência humana, que surge pela arquitetura já esquecida. Os degraus então deixam a atribuição inicial para alcançar um aprofundado simbolismo.


Para alguns estudiosos, estes elementos realmente contêm especificidades que ultrapassam o senso comum. Em um de seus trabalhos, o filósofo e poeta francês Gaston Bachelard (1884-1962) já se mostrava sensível a estas características e constatava os significados ocultos das escadas, que diferem em cada caso: as que levam ao sótão, lugar da racionalidade, somente sobem; já as que conduzem ao porão, reino do mistério, apenas descem.


Christian Richters/Divulgação
Após concluir os estudos na Folkwang Art School, em Essen, na Alemanha, Christian Richters começou a fotografar arquitetura na década de 1990. Concentrado primeiro em capturar cidades e edifícios históricos, rapidamente passou a clicar a produção contemporânea. Trabalha em várias regiões do planeta com alguns dos mais famosos profissionais atualmente, em muitos casos acompanhando suas obras há mais de 20 anos. Numerosos exemplos de seu percurso fotográfico estão publicados em livros e revistas especializados na área de todo o globo.
Christian Richters/Divulgação

Tags: arquitetura

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023