Cidade autossustentável terá construções até sobre o mar; conheça o projeto

Desenvolvido pelo escritório italiano de arquitetura Luca Curci, o conceito revela uma série de edificações em perfeita sintonia com a natureza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/03/2014 13:29 / atualizado em 18/03/2014 13:41 Redação Lugar Certo PR /Folha de Londrina
Luca Curci Architects/Divulgação
Desenvolvido pelo escritório italiano de arquitetura Luca Curci, o projeto Cidades Orgânicas revela uma série de construções em perfeita sintonia com a natureza. Com objetivo de criar uma nova cidade sustentável e funcional nos Emirados Árabes Unidos, o conceito inclui empresas, residências, hotéis, áreas verdes e parques de geração de energia renovável. Além disso, a proposta inovadora não fica apenas em terra firme, estendendo-se também para o mar.


Luca Curci Architects/Divulgação
Os arquitetos italianos desenvolveram a ideia para o litoral dos Emirados Árabes como uma maneira de adaptação da vida urbana para os próximos anos. Assim, a obra leva em conta as condições climáticas do local, que permitem amplo aproveitamento das fontes renováveis de energia, como a intensa incidência solar e a ocorrência de fortes ventos na região. Os profissionais priorizaram o fácil acesso à área por diversos meios de transporte, melhorando a mobilidade na "cidade orgânica".

A estrutura total prevê capacidade para 150 mil habitantes e foi dividida em dois grupos: em terra, ficam os edifícios ecológicos, e, no mar, as construções ganharam nome de "Luas", cujo acesso é feito por embarcações e helicópteros, ou ainda pelas pontes que fazem conexão com o continente. Com design arrojado, estas edificações flutuantes deverão impulsionar a atividade turística na área, pois, além de abrigarem residências, também concentrarão hotéis, museus e parques.

Segundo o site InHabitat, as "cidades orgânicas" têm a missão de promover a evolução e adaptação do espaço urbano, ao mesmo tempo em que colaboram para que os habitantes tenham uma vida social ativa e sadia. As construções firmadas no solo e as "luas" flutuantes tiveram como inspiração formatos encontrados na natureza e causam o menor impacto possível para o meio ambiente.
Luca Curci Architects/Divulgação
Fonte: CicloVivo

Tags: sustentabilidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023