A cidade de Chefchaouen, ou Chaouan, situada no norte do Marrocos, é conhecida pelos edifícios, ruas e casas de uma única cor: o azul. A particularidade faz da cidade ponto turístico e passagem obrigatória para quem vai conhecer o país. O hábito de pintar as construções e passagens de azul surgiu do povo judeu, que na década de 1930 ocupou Chaouan como exilados.
A cidade marroquina está entre as Montanhas Rif e foi construída para ser uma espécie de fortaleza no século 15. Em Chefchaouen, os edifícios azuis de inspiração judaica são o grande destaque, mas o local tem ainda uma mesquita octogonal e ruínas espanholas - outros pontos turísticos para os visitantes. Lojas de artesanato local e o rio da cidade também são algumas das atrações.
De forma respeitosa e seguindo a tradição judaica, as pinturas ainda hoje são feitas pela população local, como uma forma de lembrar que Deus e o céu estão acima de qualquer coisa. Hoje, os judeus que residem da cidade são minoria - grande parte dos habitantes são muçulmanos, que mantêm a cidade na cor índigo.