Homem constrói catedral com 60 toneladas de lixo nos EUA

Norte-americano recolhe objetos descartados nas ruas desde a juventude e usou o material para erguer a inusitada obra em seu quintal

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/03/2014 16:11 / atualizado em 19/03/2014 16:26 Joana Gontijo /Lugar Certo
Kelly Ludwig/Reprodução/Flickr
Esta obra nos Estados Unidos leva os conceitos de reaproveitamento e arquitetura sustentável ao extremo. Desde os 16 anos, o americano Vince Hannemann começou a guardar objetos descartados para aplicá-los na construção que hoje impressiona qualquer pessoa - uma catedral inteiramente feita de lixo.


A ideia parece ter surgido por acaso e o morador da pequena comunidade próximo a Austin, no Texas, ingressou no projeto sem ter grandes pretensões ou uma finalidade específica. Mas a coleta de materiais encontrados nas ruas, que se iniciou na década de 1980, acabou se tornando parte importante da vida de Hannemann.
Kelly Ludwig/Reprodução/Flickr
Já conhecido como "O Rei do Lixo", ele se mostra bastante detalhista com sua invenção, que não é apenas um amontoado de coisas. Todos os elementos são meticulosamente colocados para conceber a harmonia no conjunto da excêntrica estrutura. Entre garrafas vazias, bonecos e brinquedos antigos, Cds, adornos e móveis velhos, componentes de bicicletas, utensílios domésticos, postes de iluminação de época, placas, letreiros, rodas ou sinais de trânsito e até peças de arte danificadas, já são 60 toneladas de lixo.
Kelly Ludwig/Reprodução/Flickr
Em 2010, quando havia concluído a primeira etapa da catedral, o homem teve que enfrentar entraves quanto às licenças exigidas para garantir a segurança da construção. No decorrer do tempo em que o processo burocrático se desenrolava, ele se viu obrigado a desfazer a obra e, apenas alguns meses depois, conseguiu reerguê-la, com o auxílio de voluntários.
Kelly Ludwig/Reprodução/Flickr
Instalada no próprio quintal de Hannemann e longe da visão dos vizinhos, a armação que é seu verdadeiro templo particular mesmo assim chama a atenção na região. Vários curiosos passam rotineiramente por sua casa, e alguns até doam materiais. Mas o americano não assegura a continuidade da inusitada criação – “se me cansar, posso simplesmente desmontá-la”, diz.

Assista ao vídeo dirigido por Evan Burns:


Tags: construção

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023