As autoridades de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, estão traçando um novo projeto que parece ter saído de um filme de ficção científica: construir uma cidade que pode controlar a temperatura. O complexo será um gigantesco centro comercial chamado Mall of the World (O Shopping do Mundo, em tradução livre), que será erguido em uma superfície de mais de 445 hectares.
De acordo com a empresa que desenvolve o projeto, a cidade localizada ao longo da Sheikh Zayed Road terá 80 hotéis com serviços luxuosos que oferecerão mais de 20 mil leitos, um centro cultural, um bairro especializado em turismo médico, 50 mil vagas de estacionamento subterrâneo, teatros e até um parque de atrações, que será o maior conjunto temático indoor da Terra. Abrigará também o mais extenso shopping do planeta - em quase 744 mil metros quadrados, o núcleo comercial terá o desenho de uma rede de ruas de lojas, diferente do conceito convencional.
Para que seja possível controlar a temperatura da cidade, os engenheiros irão apostar em sete quilômetros de calçadas cobertas, o que vai permitir manter constantemente a temperatura em 22°. No verão de Dubai, os termômetros alcançam facilmente os 40°. Quando concluída, a intenção é que a cidade se torne um destino turístico durante todo o ano, acolhendo cerca de 180 milhões de visitantes a cada doze meses.
Imagem divulgada pelo gabinete do Sheikh Mohammed Bin Rashid al-Maktoum, governante de Dubai, o mostra (à esq.) olhando para a maquete da cidade durante a apresentação do projeto, no início de julho
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
Afonso
- 16 de Julho às 15:14
Antes de terminar de ler a matéria já dá para concluir: O dinheiro público é uma verdadeira merda, gasta se à revelia, da forma como quiser aqui, em Dubai e em outras sociedades atrasadas.