O Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, foi inaugurado nesta quinta-feira (31), em São Paulo, e tem chamado atenção pelo tamanho e imponência. Com 100 mil m² de área construída, a edificação tem capacidade para abrigar 10 mil pessoas e é a réplica do Templo de Salomão de Jerusalém, em Israel.
O líder da Igreja Universal, Edir Macedo, mandou buscar em Israel todas as pedras que revestiram a obra. No total, foram mais de 40 mil m² de material trazido de Hebron, a antiga capital do reino de Davi, o mesmo revestimento do Muro das Lamentações.
Os templos religiosos sempre tiveram lugar cativo na história da humanidade, que herdou grandes obras seculares, com arquitetura marcante e ricas em conceitos históricos e sociais. Caminhando pela fé, os devotos não veem esses edifícios como simples construções, mas como lugares sagrados e cheios de significados. Veja a seleção especial do
Lugar Certo e conheça cinco templos suntusos pelo mundo:
1. Angkor Wat (Camboja - Budista) Inicialmente um templo hindu e depois budista, Angkor Wat é o maior monumento religioso do mundo, com uma área construída de 2 milhões de m². Ele está situado ao norte da atual Siem Reap, na província homônima do Camboja. O templo é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura do antigo império Khmer.
_____________________________________________________________________________________________________2. Mesquita Al-Haram (Arábia Saudita - Islamismo) Também conhecido como Grande Mesquita, é o maior centro de peregrinação do mundo, localizado na cidade de Meca, na Arábia Saudita, o lugar mais sagrado para os fiéis do Islã. Cerca de 1,5 bilhões de mulçumanos se voltam para ela cinco vezes ao dia para rezar, obedecendo aos preceitos do Alcorão, livro sagrado mulçumano. A Mesquita Al-Haram comporta 300 mil fiéis e ocupa uma área de 160 mil m².
_____________________________________________________________________________________________________3. Borobudur (Indonésia - Budismo) Borobudur é o maior monumento budista do mundo. Atualmente, é a atração turística mais popular na Indonésia, com 60 mil m². Foi construído no século 8, originalmente como um templo hindu. Depois, sua construção foi continuada como um templo budista. Com o advento do islamismo na ilha de Java, Borobudur foi abandonado e envolvido pela selva, até a sua redescoberta, em 1814, por colonos ingleses. A Unesco promoveu um programa para sua reconstrução e recuperação, que findou em 1983.
_____________________________________________________________________________________________________4. Basílica de São Pedro (Vaticano - Igreja Católica) Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Cobre uma área de 23 mil m², pode abrigar mais de 60 mil devotos e a sua cúpula tem altura de 136,57 metros. Diz a tradição que, abaixo do altar, encontra-se o túmulo de Pedro, um dos doze apóstolos de Cristo, considerado pelos católicos como o primeiro papa da igreja católica.
_____________________________________________________________________________________________________5. Basílica de Nossa Senhora Aparecida (Brasil - Igreja Católica) A Basílica de Nossa Senhora Aparecida está localizada no interior do estado de São Paulo e é o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basília de São Pedro, no Vaticano. Em seu interior, cabem de 45 mil a 70 mil devotos, em um espaço de 12 mil m². Seu anexo conta com shopping, clinica médica e restaurantes.