Dois é bom!

Apartamentos de dois quartos são 59% dos residenciais verticais lançados em 2014 em BH

Preço é 20% mais barato do que o imóvel de três quartos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/07/2015 15:27 / atualizado em 09/07/2015 15:31 Carolina Cotta /Estado de Minas
MRV/Divulgação
Eles são a cara do primeiro imóvel: pequenos e mais baratos, os apartamentos de dois quartos, exatamente por isso, são mais acessíveis. Em 2010, 2012 e 2014, em Belo Horizonte, esse tipo de imóvel teve mais lançamentos que os de três dormitórios. Mas as unidades com dois quartos foram as que mais permaneceram em estoque em 2014: dos 4.894 apartamentos estocados (considerando o volume desde 2010), 2.175 eram de dois dormitórios, o que representa 44,4% do total. Os dados são de estudo da Geoimovel em parceria com a Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), com 23 empresas imobiliárias, que representam cerca de 80% dos lançamentos na capital mineira.

O levantamento releva que o número de apartamentos lançados pelas construtoras e incorporadoras em Belo Horizonte cresceu em 2014. Foram 4.243 apartamentos novos, 30,2% a mais que em 2013. Considerando o número de dormitórios, 59% do total de lançamentos foram unidades de dois dormitórios. Em 2014, o número de lançamentos de dois quartos também foi 162% maior que em 2013. Para Flávio Galizzi, vice-presidente da área das corretoras de imóveis da CMI/Secovi-MG, a tendência continuará sendo uma diminuição no tamanho dos apartamentos em função da queda da oferta e consequente valorização dos lotes. Como o preço do imóvel é calculado em função da sua metragem, quanto maior, mais caro.

Segundo o diretor de marketing e venda da MRV, Rodrigo Resende, a oferta de lazer completo é o que diversifica a venda - MRV/Divulgação Segundo o diretor de marketing e venda da MRV, Rodrigo Resende, a oferta de lazer completo é o que diversifica a venda
Se, no passado, cada quarto era pensado para ter cerca de 30 metros quadrados (m²), hoje, um apartamento de dois dormitórios tem, todo ele, 50m² em geral. Os da MRV Engenharia, por exemplo, que tem os apartamentos de dois quartos como carro-chefe, medem 45m². Cada quarto tem, em média, 9m². Os de três quartos, por sua vez, medem 54m². Essa metragem, 20% maior, portanto, significa um preço 20% maior. Para alguém que vai comprar o primeiro imóvel próprio, faz toda a diferença. “O dois-quartos cabe no bolso do cliente. É com ele que o cliente de renda média ou baixa consegue realizar o sonho da casa própria”, defende Rodrigo Resende, diretor de marketing e venda da MRV Engenharia.

LAZER DIFERENCIA

Na construtura, os dois-quartos representam o maior volume de lançamento. “É um imóvel capaz de atender uma família que está começando a vida ou mesmo um casal que já tem um filho. O apartamento de dois quartos é a cara do nosso público: casais jovens formando família. Mas é um imóvel que também atende quem já criou os filhos e quer algo menor”, explica. Um imóvel que cabe no bolso, tem boa localização e segurança é o que o público procura, na opinião de Resende, mas a oferta de lazer completo é o que diversifica a compra.

Apesar de um imóvel de dois quartos, de pequena metragem, atender, as pessoas ainda buscam esse diferencial, que se torna possível em condomínios de prédio com muitas unidades. O novo lançamento da construtora, o Parque Lagoa dos Príncipes, em Lagoa Santa, segue a linha do primeiro residencial lançado pela construtora na região: o Parque Lagoa Bela. Serão 192 unidades de dois quartos, com lazer completo. Elegível ao programa Minha casa, minha vida, as unidades custam a partir de R$ 133 mil.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023