Assinante do Estado de Minas recebe projeto arquitetônico para espaço multiuso
A promoção 'Clube A e a Casa Cor renovam um ambiente para você' divulga o primeiro projeto vencido por uma assinante que deseja repaginar uma área externa de 40 metros quadrados
Arquiteta Ana Carolina Matos entrega o projeto para a assinante Bárbara Ponciano
A estudante de arquitetura Bárbara Ponciano foi uma das vencedoras da promoção “Clube A e Casa Cor renovam um ambiente para você”. Em todas as edições da mostra, o jornal Estado de Minas faz parcerias com os arquitetos que expõem seus ambientes e oferece o sorteio de um projeto arquitetônico para os assinantes. Os projetos são inspirados no espaços criados para o evento, restrito a 55 metros quadrados e sem montagem física. A Bárbara foi uma das sortudas desta edição. “Estou no oitavo período de arquitetura na PUC, amo a área e ao ver a promoção fiquei estimulada e me inscrevi. Visitei a Casa Cor, fiquei encantada com a 'sala de jantar contemporânea', da arquiteta Ana Carolina Matos, e pensei que seria uma ótima oportunidade ter um projeto de uma profissional renomada. Não imaginei ganhar, mas deu certo e nem acreditei quando fui selecionada.”
Bárbara conta que seus pais reformaram a casa, mas deixaram para trás a área externa, onde pretendiam montar o espaço gourmet, lavanderia e um espaço zen. “A promoção foi uma grande oportunidade. O projeto é lindo e agora não tem como não executarmos.”
Imagens do projeto desenvolvido pela arquiteta Ana Carolina Matos, que contempla um espaço gourmet, lavanderia e área zen
A missão coube à arquiteta Ana Carolina, do escritório Ana Carolina Matos Arquitetura. Ou seja, a reforma de um espaço gourmet conjugado com uma área de serviço acrescentando um espaço zen. “O uso continua sendo o mesmo, mas como não tinha nenhuma setorização, indicamos uma reforma com essa preocupação. Fizemos uma divisão real dos espaços para incluir tudo que desejavam. No espaço gourmet, churrasqueira, que era enorme e reduzimos, para termos uma bancada generosa, cooktop, fogão a lenha, mesa e acrescentamos uma TV. No espaço zen, criamos um deck, com futon para relaxar, lanternas decorativas, tudo privilegiando o conforto. E na área de serviço, sugerimos uma porta de vidro com película jateada para fechar a área, armários e um lugar suspenso para guardar a bike.”
Ana Carolina indicou uma cor viva, na cor “manga” para ligar todos os ambientes e escolheu o piso porcelanato claro 83x83. Como revestimento, a arquiteta investiu “em elementos práticos e de caráter rústico como ladrilho hidráulico e armários amadeirados”. No quesito iluminação, ela escolheu spots aparentes e direcionados em trilhos. E apostou em arandelas nas paredes.
Com toda a expertise profissional, Ana Carolina destacou a escada que dá acesso à caixa d'água. Em vez de ser um objeto móvel, ela a tornou decorativa (escolheu o modelo escada marinheiro) ao fixá-la e indicou uma pintura forte, viva, na cor amarela. O que a tornou um dos destaques do ambiente.
O espaço não seria o mesmo sem a natureza por perto. Ainda mais sendo uma área externa e de convivência. Por isso, Ana Carolina acrescentou ao projeto um lindo jardim vertical em uma das paredes, que, além do efeito impactante, é prático e fácil de cuidar. Em outra parede, para dar o ar moderno e contemporâneo, a arquiteta sugere um mural com quadros da pop art, descolados e que combinem com o espaço de descontração.
Imagens do projeto desenvolvido pela arquiteta Ana Carolina Matos, que contempla um espaço gourmet, lavanderia e área zen
COLCHÃO DE AR Quase todo projeto apresenta um desafio. No caso do espaço multiuso da casa da Bárbara, Ana Carolina teve de solucionar um problema grave de infiltração e luminosidade. “A única solução para a infiltração é a reconstrução de novas paredes (separada de uma já existente, que a cliente explicou que é de arrimo) para criar um colchão de ar e pôr fim ao problema. Quanto à luminosidade, como o espaço não tem janela e sofre por não ter iluminação natural, o que dá a sensação de um lugar abafado, a saída foi levar a luz para o ambiente colocando fileiras de telhas translúcidas.” Resolvidos todos os problemas, incluído todos os desejos, fim da missão de Ana Carolina. Agora, cabe a Bárbara e seus pais colocarem em prática o projeto executivo completo, entregue pela arquiteta com as perspectivas, pranchas e DVD com as solicitações propostas. Plantas completas com especificações detalhadas de todos os materiais. Enfim, é só começar a obra. “A preocupação foi criar um projeto viável, pé no chão para que possam executar”, destacou a arquiteta.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação