Alternativa eleva visibilidade

Interação faz das redes sociais ferramentas indispensáveis no mercado imobiliário

Construtoras usam cada vez mais as redes sociais para divulgar seus produtos e dar dicas referentes ao setor visando estreitar o relacionamento com o cliente e atrair interessados em seus empreendimentos

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postado em 24/04/2016 08:00 / atualizado em 23/04/2016 19:56 Carolina Cotta /Estado de Minas
Diretor de Marketing e Vendas da MRV, Rodrigo Resende diz que usuários têm informações em primeira mão - MRV/Divulgação Diretor de Marketing e Vendas da MRV, Rodrigo Resende diz que usuários têm informações em primeira mão
Redes sociais como estratégia de divulgação, relacionamento e vendas não são novidade. Mas a possibilidade de interação instantânea e a visibilidade que dão a produtos fizeram do Facebook, Twitter, Instagram e outras redes, ferramentas indispensáveis no mercado imobiliário. Líder no segmento de imóveis econômicos, a MRV Engenharia está batendo marcas nas mídias sociais. Recentemente, a construtora atingiu recorde de seguidores do segmento imobiliário no Facebook e alcançou o número de 3 milhões de fãs na rede social. Para isso, tem investido constantemente em ações voltadas para a rede, sempre tratadas de forma estratégica pela empresa.

“Conquistar esse número tão relevante de seguidores é mais uma comprovação de que o trabalho de relacionamento entre empresa, clientes e público em geral tem se desenvolvido positivamente ao longo dos anos e estamos muito felizes com mais essa conquista”, defende o diretor de Marketing e Vendas, Rodrigo Resende. Entre as ações que contribuíram para o crescimento no número de fãs da construtora estão o conteúdo com dicas de decoração, ofertas, chamadas para feirões, promoções e descontos exclusivos, além do atendimento via Facebook/Messenger, canal onde a companhia tem realizado diversas vendas.

“Nossos usuários são os primeiros a ficar por dentro das novidades da companhia, que incluem lançamentos, ofertas, videofolders, tours virtuais 360º, vídeos de entregas de condomínios e depoimentos de clientes. Desenvolvemos conteúdos específicos para esse público diariamente”, completou Resende. No ranking de construtoras residenciais com fanpages no Facebook, a MRV Engenharia está à frente da segunda colocada, com mais de 2 milhões de fãs. A construtora também está na liderança do setor no Twitter, Google Plus, YouTube e Instagram, além de também participar do Linkedin, Flickr, Slideshare, Pinterest.

Ja a Patrimar usa as redes sociais como ferramenta de relacionamento e, para isso, usa o conceito “Luxo é saber viver”, identidade com a qual está no Facebook, Pinterest, Instagram e Google Mais. Segundo a gerente de Marketing Larissa Castro, tal presença é no sentido de gerar conteúdo de afinidade com seu público e, assim, aproximá-los. “Escrevemos sobre decoração, opções culturais e sobre as cidades onde estamos presentes. Mas também usamos o espaço para divulgar nossos empreendimentos”, conta a executiva, segundo a qual a empresa está comemorando um ano nas redes.

Ela acredita que, com a cada vez mais difícil manutenção de clientes, as redes sociais são uma forma de estar presente na vida dessas pessoas. Esses endereços também estão recebendo cada vez mais investimento da marca. “Mas o importante é ter um conjunto de mídias”, defende Larissa. No Facebook, a Patrimar já tem mais de 10 mil seguidores.

COMO FAZER Mas para que a estratégia seja eficiente não basta criar uma página e começar a atualizar. É preciso buscar profissionais treinados nesse tipo de comunicação e atentar-se a aspectos essenciais, como público-alvo (que determina as redes a serem usadas e a linguagem), a imagem no meio virtual (que deve ser alinhada à identidade da marca), a interação (já que esse público é assíduo e espera respostas a dúvidas, comentários e críticas, sejam positivas ou negativas. Apesar de o ambiente ser aparentemente informal, a linguagem deve ser cuidadosa: é importante agir e assinar as publicações de maneira profissional.
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