A crise econômica que o país atravessa está fazendo com que muitos empresários encontrem novas soluções para equacionar o problema da redução de vendas e, com isso, buscar novas formas de viabilizar os negócios. Assim, diante do momento atual, reinventar-se virou palavra de ordem e a união de forças em prol de um único objetivo vem ganhando novos adeptos nos diversos segmentos da economia e tem se tornado uma saída para driblar a crise e alavancar os negócios. No ramo imobiliário, mesmo empresas mais tradicionais têm enxergado na tecnologia do compartilhamento de informações e de imóveis uma oportunidade para multiplicar os resultados.
Segundo José De Filippo Neto, diretor de comunicação e marketing da rede Netimóveis, nos últimos dois anos, a rede ampliou em 21% sua carteira de imobiliárias associadas. “Com a acomodação do mercado, a cultura do trabalho em rede passa a ser fundamental e ainda mais rentável do que atuar individualmente, uma vez que 80% dos negócios realizados na Netimóveis ocorrem de forma compartilhada. Isto é, imóveis captados por uma empresa e vendidos e/ou alugados por outra empresa da rede. Esse índice é expressivo e similar aos da rede de corretores de imóveis e imobiliárias denominada Multiple Listing Service (MLS), que tem atuação no mercado norte-americano e canadense”, diz De Filippo.
A Netimóveis é um ecossistema criado para maximizar lucros, funcionando no formado de rede Negócio/Negócio. É uma engrenagem que cria resultados, reunindo princípios, em regra, opostos: competição e cooperação. “Imagine isso acontecendo diariamente em uma carteira com milhares de imóveis em todo o Brasil. Em um cenário adverso, desconheço melhor forma de empresas do segmento melhorarem sua produtividade”, ressalta De Filippo. De acordo como idealizador da rede e presidente da Netimóveis Brasil, Ariano Cavalcanti de Paula, a associação sinérgica de competências essenciais complementares e mesmo similares entre empresas, gera diferenciação com a redução do custo operacional, decorrente da otimização do uso comum de diversos recursos que a ação conjunta propicia.”Nos dias atuais, isso fica ainda mais nítido, independentemente do porte das empresas participantes”, salienta Ariano.
Ele explica que a rede dispõe de uma central de operações com suporte completo em diversas áreas, como marketing para planejar e direcionar as ações publicitárias da rede, qualidade para monitorar as informações publicadas e orientar as imobiliárias associadas para as melhores práticas do mercado e uma câmara arbitral própria para resolver os eventuais conflitos entre as diversas equipes.
José De Filippo Neto, diretor da rede Netimóveis: carteira de imobiliárias associadas cresceu 21%
CREDIBILIDADE Com mais de 80 anos de fundação, a Comiteco também vislumbrou novas possibilidades com a formação de alianças estratégicas para comercializar imóveis. “Fizemos uma pesquisa de mercado e constatamos que entrar para a Rede Netimóveis seria um excelente negócio, tendo em vista a credibilidade do grupo e o apoio oferecido aos associados. Nos preparamos para essa adesão de forma organizada e já na primeira semana realizamos nossa primeira venda compartilhada. Esperamos que essa parceria perdure por, pelo menos, os próximos 80 anos”, salienta Fabiano Ambrósio, diretor de negócios da Comiteco Netimóveis.
Para Paulo César de Souza Andrade, diretor da IMOP, agora Netimóveis, que atua há 27 anos nas regiões Leste e Nordeste da capital, a soma das competências para a realização de negócios imobiliários e o padrão de excelência dos processos desenvolvidos no grupo chamaram a atenção da diretoria na hora de decidir pelo credenciamento. “Fizemos vários testes e simulações no portal Netimóveis e nosso retorno foi extremamente positivo, tendo em vista a funcionalidade da página. Por isso, nossas expectativas são as melhores, considerando a seriedade, a qualidade e o comprometimento de toda a equipe”, ressalta Paulo César.
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