Velha habitação do futuro

Casas pré-fabricadas tornam a obra mais rápida e econômica

Experimento a ser lançado na Casa Cor visa aprimorar e dar mais conforto à alternativa de casas pré-fabricadas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/08/2016 15:05 / atualizado em 18/08/2016 17:47 Augusto Pio /Estado de Minas
Projeto de residência pré-fabricada da Laminus Engenharia destaca o alto padrão  - BCMF Arquitetos/Divulgação Projeto de residência pré-fabricada da Laminus Engenharia destaca o alto padrão
Atendendo ao desafio proposto pela Casa Cor, que este ano será realizada do dia 30 deste mês até 4 de outubro, na Alameda das Latânias, 30, Bairro São Luiz, Pampulha, a equipe da BCMF Arquitetos está desenvolvendo um projeto de construção industrializada que será apresentado durante a 22ª edição do evento. A proposta é investigar formas de produção industrial de modelos de arquitetura residencial de qualidade, independentemente da faixa de renda do cliente ou do padrão do empreendimento. Visando revolucionar um padrão de construção muito questionado, propondo sobretudo novas possibilidades de utilização de elementos industrializados e pré-fabricados, a BCMF trabalha na implementação de um sistema construtivo desenvolvido pela Laminus Engenharia, parceira da Casa Cor.

“Nosso experimento é uma residência pré-fabricada (de alto padrão), localizada no berço da arquitetura moderna brasileira, projetada para família genérica – 250 metros quadrados (m²). Explora as possibilidades oferecidas pelas tecnologias industriais disponíveis em BH, para tentar provar que é possível construir, em apenas um mês, uma casa com, no mínimo, a mesma qualidade obtida com os métodos tradicionais, por um custo substancialmente menor. Um protótipo que pretende servir de laboratório para o desenvolvimento de um sistema construtivo que possa ter uma aplicação mais ampla, bastante diversificada em termos de escala, tipologia e design, produzindo, 'em série', os mais variados projetos nos mais variados contextos”, ressalta Bruno Campos, da BCMF Arquitetos.

A intenção é desenvolver um sistema construtivo que aproveite as vantagens da tecnologia industrial – no caso, o painel de concreto multilaminar – e da pré-fabricação, sem sacrificar a individualidade ou personalidade da casa, evitando a monotonia e a repetição da maioria das edificações feitas a partir de um sistema modular produzido em série. “Igualmente importante, nesse caso, é nos desassociarmos da sensação prevalecente que o termo 'pré-fabricado' evoca em projetos residenciais, ou seja, do estigma da coisa transitória e de qualidade inferior.”

Bruno Campos, da BCMF Arquitetos - BCMF Arquitetos/Divulgação Bruno Campos, da BCMF Arquitetos
Em termos de composição, segundo Bruno Campos, o projeto é basicamente um arranjo de oito componentes (ou módulos) de tamanho padronizado (7m x 3m x 3m), que são completados por outros componentes menores e articulados de acordo com a geometria e orientação do terreno. “Varandas, terraços, piscina, pérgulas e esquadrias amplas e recuadas ajudam a criar áreas de transição e integrar o interior ao paisagismo, também geométrico”, esclarece.

SOLUÇÕES O arquiteto salienta que “o grau de controle de qualidade, teoricamente garantido pela produção em fábrica, o uso de componentes padronizados e a dramática abreviação do tempo de construção têm ajudado a tornar essa opção “limpa” de construção bastante atrativa em alguns casos de projetos habitacionais.”

Para que esse sistema possa ser 'multiplicável' com sucesso, sabe-se que é fundamental o alinhamento de todos os segmentos da arquitetura e da construção. O protótipo tenta combinar materiais tradicionais (concreto, madeira, alumínio, vidro) com estética contemporânea, de geometria rigorosa, mas com arranjo despojado e informal. “Por meio da articulação de vários módulos básicos de geometria simples, a implantação é capaz de responder às virtudes e condicionantes do terreno. Apesar da exacerbada racionalização construtiva, da modulação e da pré-fabricação, a casa se adapta harmoniosamente com as condições e especificidades do terreno e do seu contexto imediato.”

BCMF Arquitetos/Divulgação

Tags: pré-fabricada obra Estado de Minas Lugar Certo rápida e econômica casas pré-fabricadas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023