Lar, novo lar

É preciso seguir alguns cuidados na hora de decidir pela casa própria

Comprar um imóvel é o sonho da maioria dos brasileiros. Ao escolher determinado bem, é importante se precaver para evitar dores de cabeça no futuro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/03/2018 15:38 / atualizado em 08/03/2018 11:17 José Alberto Rodrigues* /Estado de Minas
Tamanho do imóvel deve atender ao número de pessoas que vai habitá-lo
 - Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press Tamanho do imóvel deve atender ao número de pessoas que vai habitá-lo

Escolher o tão sonhado imóvel não é uma tarefa fácil. Antes da decisão final, é necessário pensar minuciosamente em cada detalhe. Comprar uma nova moradia requer planejamento e cuidados para a tão sonhada casa própria não se tornar uma grande dor de cabeça. É importante responder a algumas perguntas e anotar as maiores necessidades do tipo de imóvel que está procurando: 'O novo imóvel atende a todas as necessidades? A região da nova moradia dispõe de estabelecimentos de uso frequente, como supermercados, padaria e farmácia? O condomínio aceita a entrada de animais de estimação? O local conta com a segurança e a tranquilidade necessárias?'.

“O imóvel ideal deve atender às necessidades dos moradores de conforto, segurança, logística e tranquilidade. Uma vez feita a escolha, é necessário conferir toda a documentação do imóvel e do vendedor também. Evitando-se assim problemas que podem transformar a compra de um imóvel em pesadelo”, aconselha o consultor imobiliário Wellington Barreto, da Casa Mineira Imóveis. A localização do imóvel e o que ele agrega em lazer, estabelecimentos e valorização são outras considerações a serem feitas na hora da escolha, de acordo com o consultor.

Dar uma volta pela região também é recomendado para análise do ambiente. Mas existem alguns detalhes importantes, pois a segurança de um bairro pode ser relativa. Preste atenção à rotina da sua família e verifique como é a região nos horários em que você costuma sair e chegar em casa. A distância do trabalho também pode ser um elemento importante, em especial em regiões muito urbanizadas, devido ao trânsito e ao acúmulo de pessoas; um imóvel longe do trabalho pode gerar altos custos de transporte, além do tempo gasto.

É importante tirar todas as dúvidas na visita de todos os imóveis selecionados com os proprietários ou corretores. “O papel do corretor é o de apresentar o empreendimento ao pretenso comprador e lhe prestar todas as informações que ele julgar necessárias. Inclusive, sendo do interesse do comprador colocá-lo em contato com o síndico do prédio”, comenta o consultor. Além disso, os corretores podem oferecer atendimento personalizado, auxiliando na documentação e na vistoria do apartamento.

Escolha deve ser bem consciente

Gustavo Vaz, CEO da EmCasa, imobiliária digital, listou tudo o que é preciso saber sobre os tipos de imóveis e os fatores que devem ser avaliados no momento da escolha:

Tamanho do imóvel » O principal fator é a quantidade de pessoas que vão residir no imóvel. Um imóvel ideal para apenas uma pessoa é bastante diferente de um imóvel para uma família de cinco membros. Há outros fatores como vida social, gosto pessoal e até mesmo necessidade de um ambiente de trabalho. Porém, o fator mais importante é, de fato, o número de residentes.

 Animais de estimação » A presença de animais de estimação é grande influenciador. Animais de estimação maiores, como um cachorro da raça Labrador, necessitam espaço físico maior, idealmente até um gramado, o que faz com que uma casa seja o imóvel mais adequado nessas condições. Animais pequenos como cachorros de menor porte são mais adaptáveis a apartamentos – nessas condições, é importante que pelo menos haja um parque ou praça perto do imóvel para passeio.

Home Office » Para quem faz "home office" (trabalhar de casa), estilo muito comum entre os jovens atualmente, as especificações recomendadas são ter um ambiente moderno, agradável e confortável, pois a pessoa passará quase que a totalidade do dia no imóvel. Se possível, ter um ambiente de trabalho separado em um escritório ajuda bastante, principalmente se o proprietário tiver filhos, pois assim aumenta sua concentração e produtividade no exercício da profissão.

Características do imóvel » Características como o andar, quantidade de elevadores e manutenção do edifício são às vezes ignorados na hora da decisão, mas que podem influenciar bastante na vida do proprietário. Para quem trabalha em casa, por exemplo, andares baixos não são recomendados, pois pode haver barulho de parquinhos, comércio ou até ruas movimentadas com ônibus e trânsito. Para quem gosta de dormir cedo e tem sono leve, a sugestão também é buscar um andar mais alto ou apartamentos de fundos. A quantidade de elevadores também é bastante relevante. Um prédio com muitos moradores e poucos elevadores pode fazer com que você perca bons 5 ou 10 minutos todos os dias, o que pode vir a ser bem estressante.

Infraestrutura e vizinhança » A infraestrutura é bem importante, dependendo do estilo de vida dos moradores, e varia de família para família. Algumas pessoas valorizam mais ter um condomínio com piscina e parquinho, enquanto outras valorizam mais academia de ginástica. A vizinhança também é algo muito importante de entender e até um pouco mais difícil de descobrir – como saber se o seu vizinho é um DJ de música eletrônica ou tem cachorros que latem o dia todo? Para responder a essas perguntas é sempre válido conversar com o seu corretor ou imobiliária, pois eles são os mais capacitados para responder a essa pergunta, são os que já visitaram os imóveis, conhecem a região, e podem te dizer com imparcialidade como é, de fato, a vizinhança de um determinado imóvel.

Fonte: EmCasa

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de outubro de 2018
15 de outubro de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura