Repaginada

Faça você mesmo: veja como pintar sua casa usando tinta boa e barata

Uma simples pintura dá uma repaginada no imóvel; mas é preciso conhecer alguns truques para a pintura ficar quase profissional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/01/2021 13:39 / atualizado em 07/01/2021 14:20


Freepik

 
Com o passar do tempo, o imóvel precisa de uma renovação. Seja para vender, alugar ou simplesmente ter uma casa ou apartamento mais atraente, a pintura das paredes e tetos é a melhor saída. Mas além de pesquisar para comprar tinta boa e barata, é importante conhecer alguns segredos dos pintores profissionais. 
 
Contudo, como pintar a casa gastando pouco sem nunca ter feito isso antes? Calma, pois você não está sozinho. Confira as dicas de como escolher o tipo da tinta, pincel e rolo e colocar as mãos na massa. 
 

Renove os ambientes sem gastar muito


Não tem jeito: quando as paredes estão muito velhas ou manchadas, a saída é renovar a pintura. Entretanto, tinta e mão de obra pesam no orçamento. Por conta disso é necessário fazer uma pesquisa de preços e de qualidade para adquirir tinta boa e barata. Além disso, se você vai arregaçar as mangas para pintar o imóvel sem contratar ninguém, é bom entender alguns conceitos. Veja a seguir: 

Tintas

 
Acrílica (mais fácil de limpar), PVA (solúvel em água e ideal para ambientes internos), à base de óleo (multiuso e bom acabamento), esmalte sintético (indicado para áreas externas) e epóxi (ideal para pisos). 

Rolos

 
Usados para áreas grandes, os mais comuns são de lã baixa (indicado para tintas PVA e acrílica), de espuma (para esmalte sintético, à base de óleo e verniz) e de borracha (para efeitos e texturas). 

Pincéis

 
São usados para áreas pequenas, para finalizar o acabamento, sendo os mais comuns os de cerdas pretas (pintura de detalhes), cerdas gris (ideal para tintas à base de água) e cerdas brancas (para aplicação de verniz e tinta esmalte). 
 
Além disso, é necessário comprar outros materiais, como: fita crepe, lona e lixas. Portanto, o ideal é fazer uma pesquisa de preços e aproveitar as promoções. 

Confira o passo a passo para pintar sua casa 


Após comprar todo o material, é hora de começar a pintura e renovar o lar. Mas, antes de tudo, veja o passo a passo.
 
  • separe uma roupa velha e que possa ser danificada; 
  • lixe o local a ser pintado e tire todo o pó; 
  • passe a fita crepe ao redor da área que será pintada;  
  • antes de pintar corrija as imperfeições (se for preciso, utilize massa corrida ou gesso para nivelar), espere secar e lixe novamente; 
  • passe o selador conforme a diluição recomendada; 
  • após o selador secar, abra a tinta e mexa-a bem para, em seguida, diluí-la em água de acordo com as instruções do fabricante em recipiente próprio; 
  • agora é hora de iniciar a pintura, começando por todo o entorno e, na sequência, no restante da superfície; 
  • deslize o rolo na parede de cima para baixo e, logo depois, ao contrário;
  • deixe secar por, no mínimo, quatro horas;
  • repita todo o processo de pintura durante a segunda demão. Então, espere secar por quatro horas e, quem sabe no dia seguinte, aplique a terceira demão. 
 
Finalmente, não se esqueça de conferir o resultado usando uma lanterna para identificar as imperfeições e corrigi-las. Por conseguinte, use o pincel para o acabamento de pequenas áreas. 

Saiba como pintar paredes geométricas 

 
Que tal fazer uma pintura geométrica? Para isso, basta seguir os passos anteriores. Mas na hora da pintura é bom contar com um croqui feito num caderno. Afinal, ele servirá de referência para a sua verdadeira “obra de arte”.
 
A partir disso, replique as formas geométricas na área a ser pintada, usando fita crepe. Somente então passe uma camada bem fina de massa corrida nas bordas da fita crepe com a finalidade de evitar que a tinta passe pela fita crepe. Então, passe as demãos de tinta, espere secar, retire a fita crepe e confira o resultado. 
 
Concluindo, usar tinta boa e barata, além de pesquisar o assunto para se familiarizar com pincéis e rolos ideais para a sua pintura vão, certamente, lhe garantir paredes perfeitas!
 
Gostou das dicas? Acompanhe mais conteúdos sobre DIY (faça você mesmo) acessando as notícias do portal Lugar Certo
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
15 de janeiro de 2021
14 de janeiro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura