Cozinha

Fogão cooktop: saiba o porquê das pessoas optarem por essa tendência

Mais modernos e funcionais, os cooktops estão aposentando os fogões tradicionais, mas é bom ficar atento às desvantagens

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/02/2021 13:02 / atualizado em 03/02/2021 13:16


Freepik

 
O fogão é o protagonista da cozinha. E, nos últimos tempos, mais pessoas têm optado pelo fogão cooktop, que é basicamente só o tampo do fogão comum. O item leva vantagens em relação ao tradicional. Isso porque ele é mais bonito, fácil de limpar e combina com vários projetos. Mas, como escolher e quais as suas desvantagens? Saiba mais neste post. 

Primeiramente, vamos lembrar das opções em fogões para você que está montando a sua cozinha agora e ainda não se decidiu sobre o tipo de fogão. 
 
Enfim, o fogão comum já vem com os acendedores e o forno. Além disso, ele vem com 4, 5 ou 6 bocas, podendo ser encontrado nas tons de inox, branco, preto e ainda com tampo de vidro. Aliás, este último se assemelha muito ao design do cooktop. 

Já o fogão cooktop também pode ser encontrado nas versões de 4 e 5 bocas, mas as suas principais opções estão nas formas de acionamento das chamas. Portanto, ele pode ser a gás (precisa de uma instalação de gás), elétrico (é ligado na tomada) e por indução (é o mais moderno dos três, funcionando automaticamente em contato com panelas de fundo magnético). 


Por que optar pelo cooktop? 


O fogão cooktop tem sido o ponto central de muitos projetos de cozinhas, pois são mais práticos e apresentam um ótimo design. Acompanhe a seguir as suas principais vantagens: 

  • é mais moderno e elegante;
  • aproveita melhor o espaço;
  • pode ser instalado em bancada ou ilha na cozinha; 
  • é mais fácil de limpar;
  • mais compacto. 

Portanto, se você optar por uma cozinha planejada e bem harmonizada, o cooktop é ideal para o ambiente. Além disso, é mais seguro para crianças, principalmente se for escolhido o modelo de fogão cooktop por indução. 
 
Embora seja mais caro que os demais modelos, ele só funciona em contato com a panela de fundo magnético, o que evita acidentes com queimaduras. 


Quais as desvantagens do cooktop? 

 
O fogão cooktop é ligeiramente mais caro que o fogão convencional. Além disso, devido ao seu design ele se encaixa melhor numa cozinha planejada, cujos valores também são mais altos que um ambiente com móveis modulados, que são móveis produzidos em larga escala e, por isso, mais baratos. 

Mas o principal entrave na hora de optar pelo fogão cooktop está no fato dele não ter forno. Portanto, se você está habituado a assar pães e bolos deliciosos para a família, já vá se preparando para investir na compra de um forno elétrico se realmente optar pelo cooktop. 

Em síntese, na hora de decorar a sua cozinha após a construção ou reforma, reflita sobre o fogão ideal levando em conta o seu orçamento, o melhor custo-benefício para você e ainda o design e a decoração da sua cozinha. 

Esse post tem apenas uma das milhares de dicas que postamos em nosso portal! Quel navegar um pouco pelo Lugar Certo e ler outras dicas como aprender 3 métodos infalíveis para organizar a casa

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023