Arrumação

Como organizar a casa: 3 métodos infalíveis para manter o ambiente em ordem

Fazer uma lista de prioridades, organizar as gavetas e ainda evitar o acúmulo de bagunça são ações essenciais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/01/2021 13:20 / atualizado em 26/01/2021 13:49


Freepik
 
Você gosta de chegar em casa e encontrar tudo arrumado, mas tem dificuldades para botar as coisas em ordem? Então, este artigo é para você. Acompanhe três dicas simples de como organizar a casa. E o mais importante: tenha foco e disciplina. 

Afinal de contas, uma casa bagunçada reflete-se na nossa vida, pois ficamos com a impressão de que nossos projetos também estão desalinhados. Por certo, com o dia corrido, dividir a atenção entre a casa, os filhos, os estudos e o trabalho não é fácil. Mas não é impossível ter um lar organizado, higienizado e aconchegante. 

Então, vamos lá? Confira nossas dicas de como organizar a casa


Método 1: Tenha uma lista de prioridades 


Quando o serviço está acumulado, ficamos perdidos sem saber o que fazer primeiro. É assim no trabalho. É assim em casa também. Então, é preciso respirar fundo, pegar um papel e uma caneta (ou seu smartphone) e anotar o que é preciso fazer, como um verdadeiro checklist. 

Portanto, você pode elencar as prioridades na arrumação. Por exemplo: escreva primeiramente as pendências que estão em estado crítico, como a roupa para lavar ou o quarto das crianças. Priorize essas atividades e depois vá para os trabalhos mais leves, como varrer o chão, trocar os lençóis e lavar a louça. 

Não se esqueça, ainda, que é importante limpar cômodo por cômodo, preferencialmente deixando o banheiro por último para evitar contaminar outros ambientes da casa com os mesmos panos, rodo e vassoura usados no local. 

Por fim, a listagem também ajuda a conferir os produtos de limpeza que serão comprados se não estiverem na lavanderia. 

Método 2: Use nichos e organizadores em gavetas e armários


Você já viveu a experiência de estar atrasado para um compromisso e não encontrar aquela peça que precisava devido à bagunça do guarda-roupas? Então, veja como a desorganização afeta o seu dia a dia. Entretanto, é possível ter guarda-roupas, closets, armários, gavetas e despensas organizados. 

O nome dessa “mágica”, por sua vez, é caixa organizadora. Sendo assim, setorize os itens, como camisetas e calças, no guarda-roupas, ou ainda embalagens abertas e grãos no armário. 

Para complementar, outra dica é etiquetar as caixas e potes conforme o item armazenado. Dessa maneira, ficará quase impossível perder tempo na hora de procurar uma roupa no quarto ou um alimento na cozinha. 

Além disso, use e abuse dos nichos, pois eles auxiliam a decoração e contribuem para a organização de cada cômodo. 

Método 3: Evite o acúmulo de bagunça 


Não espere a casa ficar completamente desorganizada para agir. Por essa razão, mantenha um cronograma diário de limpeza. Sendo assim, retire o lixo do banheiro e da cozinha diariamente, além de estar sempre atento à validade dos produtos guardados na geladeira. 

A dica também vale para móveis e itens de decoração. Quando falamos em casa pequena, então, o minimalismo deve ser lei, pois o acúmulo pode dificultar ainda mais a limpeza. 
 

Como organizar e limpar a casa com rapidez? 

 
Como você deve saber, limpar é eliminar a sujeira acumulada, ao passo que organizar é guardar tudo no lugar, fazendo o devido aproveitamento dos espaços. 
 
Portanto, é possível fazer uma faxina rápida. Mas é necessário limpar a casa diariamente, organizando os espaços internos. Sendo assim, evite acúmulo de louça suja na pia, roupa suja no cesto e poeira localizada. 
 
Programe-se ainda de fazer uma faxina mais leve, uma vez por semana, e uma mais pesada uma vez a cada 15 dias. 
 
Concluindo, para colocar em prática as dicas de como organizar a casa é preciso ter determinação e não deixar nada para depois. Por fim, a velha dica do “sujou, lavou” deve ser seguida. 
 
Gostou dessa dica de decoração? Nós temos várias outras que vão facilitar sua vida. Que tal, agora, você aprender alguns truques para a arrumação do seu quarto?!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de outubro de 2021
06 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura