Dicas de limpeza

Aprenda de uma vez por todas como limpar piso de porcelanato

Mais resistente, brilhante e bonito, o piso de porcelanato exige atenção especial na limpeza para não manchar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/02/2021 12:58 / atualizado em 12/02/2021 13:24


 
Freepik
piso de porcelanato é o queridinho dos arquitetos. Também pudera. O revestimento cerâmico tem um brilho característico, além de ser mais resistente e possibilitar acabamento perfeito. Sendo assim, se você está construindo ou reformando e vai apostar no material, saiba neste post dicas de como limpar o piso de porcelanato.

Em síntese, o diferencial do porcelanato começa na sua produção. Portanto, ele reúne matérias-primas como areia, argila, caulim e outros aditivos. Em seu processo de queima, ele pode ser submetido a uma temperatura de até 1200ºC. Desse modo, o revestimento é mais resistente e, além disso, tem baixa absorção de água, que é em torno de 0,5%. 

Truques especiais para limpeza do piso de porcelanato


Mas o que você precisa saber é que existem vários tipos de porcelanato no mercado. Por consequência, cada um tem truques especiais de limpeza. Então, venha conferir como deixar seu piso de porcelanato limpo e brilhante. 

Acetinado


O porcelanato acetinado, por sua vez, não tem aquela camada de brilho na superfície, ao passo que é mais fácil de limpar. Basicamente, você deve usar uma colher de detergente de cozinha para cada 5 litros de água. Com o chão bem varrido, você deve passar a solução com um pano e rodo. Depois é só esperar secar. 
 

Polido

 
Já o porcelanato polido tem o brilho característico desse tipo de revestimento. Porém, não é preciso fazer muito esforço para manter o brilho. Basta usar a mesma solução da dica anterior e secar com um pano limpo. Mas atenção: não utilize produtos de limpeza com alta concentração de hidróxidos no piso, como sabão em pó e soda cáustica para não manchar. 
 

Fosco

 
Com a ajuda de uma vassoura ou de um aspirador de pó retire todo o excesso de sujeira do piso de porcelanato fosco. Na próxima etapa, passe pano úmido com água e detergente líquido. Para isso, siga a recomendação de utilizar uma colher de detergente para 5 litros de água. Com o piso limpo, basta passar um pano seco com um pouco de álcool por toda a superfície. 
 

Amadeirado

 
O porcelanato amadeirado imita o piso de madeira, mas nem por isso deve ser encerado. Portanto, para manter o brilho só é preciso varrer, passar pano umedecido em água e detergente e, para finalizar, secar com um pano limpo e enxuto. É indicado repetir a limpeza pelo menos uma vez por semana. 
 

Meu piso de porcelanato manchou, e agora?

 
Como limpar o piso de porcelanato quando ele está manchado? Calma, para tudo há uma solução. Mas é bom ressaltar que o porcelanato tem um custo mais alto que o revestimento cerâmico comum. Nesse sentido, é bom tomar cuidado com a brincadeira das crianças e com líquidos escuros para evitar problemas. 
 
Sendo assim, veja algumas dicas de como remover manchas do piso porcelanato.
 

Caneta

 
Seu filho resolveu escrever com caneta no chão? Não se preocupe, pois é só utilizar um algodão embebido em acetona ou álcool na parte manchada. Depois de a mancha sair, é só passar um pano umedecido em água. 
 

Café ou bebida alcoólica

 
Já pensou derrubar uma taça de vinho no porcelanato? Isso pode acontecer. Portanto, é preciso diluir uma tampa de produto de limpeza com cloro ativo em 200 ml de água e passar a mistura com uma esponja macia sobre a parte manchada. Na sequência, é só remover o produto e secar. Não se esqueça: nunca coloque o produto de limpeza diretamente no piso. 
 
Em síntese, a maneira como limpar piso de porcelanato é essencial para manter a durabilidade do piso, sem causar pequenos danos ao revestimento com o passar do tempo. 
 
Desse modo, agora que você recebeu ideias de limpeza em piso de porcelanato, continue acompanhando dicas do lar no portal Lugar Certo, e saiba se compensa optar por colocar um piso em cima do outro
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023