Dicas de imovéis

Sem bagunça: vale a pena colocar um piso de cerâmica em cima do outro?

Para evitar bagunças na hora da reforma, veja vantagens e desvantagens de optar por um piso em cima de outro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/12/2020 14:29 / atualizado em 28/03/2023 15:04


 
Freepik
Para quem tem algum imóvel, é inevitável que em um momento ou outro vai precisar fazer alguns reajustes no local, começando uma reforma. Só de falar em reforma já vem à mente aquela bagunça, se falar que é preciso trocar o piso de cerâmica fica pior ainda. Só pensamos na poeira e confusão que será. 
 
Infelizmente, com o passar do tempo e com o uso frequente, as cerâmicas sofrem diversos desgastes, ficando estragadas e desbotadas, além de sair dos padrões da moda do tempo inserido. Muitos procuram técnicas para driblar a bagunça causada pela retirada de um piso de cerâmica e encontram a resposta no assentamento de piso sobre piso. 
 
Diante dessa decisão é preciso tomar cuidado e pensar racionalmente nas vantagens e desvantagens de colocar um piso de cerâmica em cima do outro. 
 

Confira as vantagens em colar um piso de cerâmica em outro

 

Economia

 
A vantagem de colar uma nova cerâmica sobre a cerâmica existente é a economia de tempo e custo por não ter de demolir o piso existente e fazer a regularização do contrapiso antes de assentar o novo piso de cerâmica. Nesse caso, é imprescindível a utilização da argamassa colante apropriada (ACIII).
 
Porém, ao optar por essa solução é muito importante atentar para vários detalhes técnicos, como ter que verificar se o piso atual está seguro e sem partes soltas, se a elevação do nível final do novo piso não trará problemas em relação aos ambientes contíguos da casa.  
 

Analise o declínio do piso

 
Verifique, também, as declividades e estude o escoamento superficial de água de lavagem do piso de cerâmica e também se ficará algum degrau em relação aos cômodos nos quais não for assentada nova cerâmica. Examine se o reassentamento das louças sanitárias não vai sofrer nenhuma interferência. 
 

Se a obra for no banheiro, veja o escoamento da água

 
A concordância da altura do box dos banheiros e das portas, devem ser estudadas também, já que provavelmente precisarão ser elevadas ou cortadas (o que não é possível caso o box seja de vidro temperado). Se todos esses requisitos forem atendidos, pode-se optar por essa solução de assentar um piso de cerâmica sobre a já existente.
 

Confira também as desvantagens de colar um piso no outro

 
Apesar de ser muito vantajoso em questão de custo benefício e tempo, há também  desvantagem que temos quanto a utilização do piso sobre piso, que é a da elevação que dá diferença de um ambiente com o outro. Ou seja, se optar por colocar piso de cerâmica em cima de piso de cerâmica em um cômodo específico , os outros cômodos que não aderirem ao piso ficarão com elevação diferente.
 
Outra desvantagem que podemos falar é que caso o procedimento seja feito com materiais de baixa qualidade ou com uma aplicação inadequada, o novo piso de cerâmica irá durar tanto tempo quanto o primeiro que foi colocado, fazendo com que tenha que fazer outra troca em um curto prazo.
 
E, nesse clima de reforma, confira algumas dicas de como deixar sua casa com um alto astral!

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023