Sem prejuízos

Final do verão: saiba como evitar a entrada de água da chuva na casa

Prevenção começa pela escolha do terreno e segue até a manutenção do imóvel, com a limpeza de calhas e a construção de canaletas de escoamento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/03/2021 13:52 / atualizado em 10/03/2021 14:41


Freepik
 
 
É bom dormir com barulho de chuva, não é mesmo? Mas para evitar que o período chuvoso, que é típico do fim do verão, se torne um pesadelo devido à entrada de água da chuva na casa, acompanhe as dicas imperdíveis deste post. 

Inicialmente, é bom ressaltar que os riscos variam de casa para casa. Isso porque a declividade do terreno, a ausência de áreas permeáveis e a falta de projetos de impermeabilização afetam diretamente o imóvel. 

Por isso é fundamental ter cuidado na hora de construir ou reformar, além de checar essas informações antes de comprar um imóvel. Isso porque nem todas as casas estão imunes à entrada da água da chuva no fim do verão.

Previna-se dos possíveis alagamentos 


Como foi dito, o risco de alagamento varia em cada imóvel. Sendo assim, cada caso deve ser analisado. No entanto, a única certeza é que se a água da chuva invadir o seu imóvel, o prejuízo é certo. Isso porque ela danifica eletrodomésticos, estofados e móveis de madeira. Em casos mais graves podem ocorrer deslizamentos de terra e ferimentos nos ocupantes. 

Portanto, acompanhe algumas dicas para evitar esses transtornos:

  • observe o nivelamento do seu terreno, portanto, se houver um forte desnível considere manter a vegetação para evitar deslizamentos;
  • limpe, sobretudo, bueiros próximos à sua casa, mesmo que esta não seja a sua obrigação, você e os seus vizinhos podem se unir para evitar alagamentos;  
  • mantenha a limpeza de calhas para deixar fluir a água da chuva;
  • verifique se há telhas soltas ou quebradas para substituí-las;
  • acostume-se, portanto, a não deixar sacolas de lixo em frente à casa, colocando sempre em suportes e caçambas (se houver);
  • faça canaletas de escoamento da água pluvial para direcionar a água para um reservatório;
  • mantenha áreas permeáveis no terreno, ou seja, sem cimento ou piso para permitir o escoamento natural da água;
  • aproveite para cultivar jardins e hortas nestes espaços;
  • utilize ainda pisos drenantes, caso opte por fazer o revestimento ao redor da sua casa;
  • contrate, enfim, uma empresa especializada para fazer um projeto de impermeabilização em todos os cômodos, usando, por exemplo, mantas de alumínio na laje. 

Elimine os pontos de infiltração do seu imóvel 

 
Em se tratando de água da chuva na casa, tanto a água que invade o imóvel no alagamento quanto aquela que insiste em danificar a estrutura nos pontos de infiltração são prejudiciais. 
 
Nesse sentido, saiba que a infiltração é resultado da falta de impermeabilização. Na prática, ela é formada pela água que invade as paredes e revestimentos. Assim, ela danifica a pintura, o reboco e chega às ferragens, oxidando-as e causando danos mais graves à estrutura. 
 
Por todos esses motivos, é importante corrigir as falhas na estrutura evitando que o imóvel se deteriore. Enfim, você pode retirar o revestimento, passar uma boa camada de impermeabilizante e eliminar o problema.
 
Dentro desse contexto, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já divulgou que a temporada de chuvas de verão afeta pelo menos 60% das edificações. Como resultado, além dos danos nas paredes e tetos, está a formação de mofo que causa mal à saúde das pessoas e dos animais de estimação. 
 
Em suma, é bom prevenir a qualquer custo a entrada de água da chuva na casa, seja em alagamentos ou infiltrações. Portanto, tome todos os cuidados desde a escolha do terreno até a manutenção das calhas. 
 
Agora que você já está acompanhando este tema, aproveite para conferir o conteúdo com dicas valiosas de como evitar a entrada de água, enquanto está ocorrendo o temporal, publicada aqui no portal Lugar Certo
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023