Inovação e recorde: Ipatinga ganha o prédio mais alto do Brasil em estrutura de concreto

Entre os diferenciais da obra, produtividade 85% maior, rapidez na construção e otimização de espaços, já que elimina a necessidade de colunas e pilastras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/03/2021 10:40 Estado de Minas
Com 25 andares, o Iguaçu Nobre tornou-se o prédio mais alto do Brasil construído totalmente em estrutura de concreto - Divulgação Com 25 andares, o Iguaçu Nobre tornou-se o prédio mais alto do Brasil construído totalmente em estrutura de concreto

O prédio mais alto do Brasil em estrutura monolítica é mineiro e está em Ipatinga, no Vale do Aço. Com paredes feitas totalmente em concreto, o Iguaçu Nobre, erguido pela WR Construtora, tem 25 andares.

Construído em menos de cinco meses, com o sistema Lumiform da SH Indústria, um sistema de painéis fabricados com perfis especiais de alumínio e forrados com placas de alumínio, de montagem manual, o empreendimento tem 73 metros de altura. E, em breve, ganhará ainda uma torre gêmea, bem ao lado, o Iguaçu Nobre II, também com 25 pavimentos. No total, serão 200 unidades habitacionais no local.

"O maior desafio de uma obra alta é o alinhamento vertical, convencionalmente chamado de prumo. A grande parte das obras em parede de concreto moldado no local é baixa, de um ou poucos andares e isso já é feito há alguns anos, o que não torna esse assunto relevante. Porém, quando passamos para um patamar de 25 pavimentos, é preciso acompanhar de perto para que o acúmulo de desaprumo não gere problemas estruturais. É por isso que o Iguaçu Nobre se tornou um case de sucesso"’, destaca Daniel Leopoldo, supervisor comercial da SH Indústria.

A parceria entre a construtora e o suporte técnico dessa tecnologia é outro diferencial. "Somos movidos pela inovação e o nosso fornecedor abraçou o nosso desafio, nos dando suporte com visitas mensais na obra e mantendo contato semanal com a equipe de engenharia, para verificar as medições de cada concretagem", explica Wallace Barreto Simão, diretor da WR Construtora.

Não por acaso, esse sistema construtivo com paredes de concreto garante mais qualidade e um ganho de até 85% na produtividade da construção. Lajes e paredes são concretadas numa única etapa, graças a montagem e desmontagem rápida das estruturas a cada andar, que é feita de forma manual, sem necessidade de mão de obra especializada. Os painéis são leves e de fácil manuseio. Sem rebites e com emendas na face que faz contato com o concreto, permitem um acabamento perfeito.

Com paredes super resistentes de concreto, o projeto do Iguaçu Nobre elimina a necessidade de colunas e pilastras. Isso otimiza espaços de corredores, halls e apartamentos, deixando os 54 m² de cada unidade bem distribuídos e ventilados, entre sala, cozinha, banheiros e quartos.

Tags: ipatinga civil construção nobre iguaçu prédio monolítica estrutura

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023