Natureza

Jardim de inverno: inspirações para deixar sua casa mais moderna

O jardim de inverno teve origem nos países frios, mas conquistou adeptos no Brasil; veja dicas para se inspirar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/03/2021 13:13 / atualizado em 19/03/2021 13:49


Freepik

O jardim de inverno surgiu nos países onde o inverno é mais rigoroso e impede o cultivo de plantas nos jardins tradicionais. Geralmente, esses jardins são montados em algum espaço vazio da casa ou em um cômodo específico. Assim, é possível desfrutar da beleza dos jardins mesmo nas temperaturas mais baixas.

Entretanto, o jardim de inverno se tornou tendência ao redor do mundo, até mesmo nos países de clima mais ameno ou tropical, como o Brasil. Desse modo, não há impedimentos em construir um jardim de inverno em um país tropical. Assim, neste artigo falaremos sobre como montar seu jardim.

Como fazer um jardim de inverno?


A estrutura do jardim de inverno tem as laterais fechadas e uma abertura no teto. Se na sua casa não há um local com abertura no teto para receber iluminação natural, o ideal é fazer esta abertura. Contudo, se uma reforma está fora dos planos, opte por instalar o jardim de inverno na sua varanda ou em sacadas fechadas com vidro, pois o jardim precisa receber luz natural.
 
Enfim, agora que você já escolheu o local para fazer seu jardim, precisa decidir quais plantas melhor se adaptam a esta estrutura. Portanto, as plantas ideais para o jardim de inverno subdividem-se em 3 grupos.

Plantas para sol


São plantas que não necessitam de irrigação constante. São bons exemplos: cactos e suculentas, pois acumulam líquido nas folhas e gostam de sol para se manterem sempre bonitas. Finalmente, são plantas mais fáceis de cuidar, mas ainda assim, precisam de atenção e uma certa quantidade de água. Alguns exemplos são: jade, dedinho-de-moça e flor da fortuna.

Plantas para meia sombra


Elas são as ideais para jardins de inverno por não receberem luz solar durante todo o dia. Este tipo de planta necessita de mais atenção quanto à rega. Dessa forma, atente-se às espécies que escolherá e as regue à medida da necessidade de cada uma. Exemplos: samambaia, orquídeas e espada de São Jorge.

Plantas para sombra

 
São plantas que sobrevivem muito bem sem a incidência de luz. Portanto, se encaixam perfeitamente para jardins que não recebem luz. Alguns exemplos: jiboia, lírio-da-paz e antúrio.

Os jardins de inverno tornam o ambiente mais sofisticado e elegante, além do mais, refrescam a casa, trazem sensação de relaxamento e conforto. Nos dias de calor, então, servem para umedecer o ar da casa. 
 
Se você ainda não decidiu onde vai montar seu jardim de inverno, temos algumas inspirações. Mas lembre-se de que na maioria das vezes, o jardim de inverno precisa de um profissional para ser feito.

Principais tipos de jardim de inverno


Abertos, sem parede e sem cobertura


Estes jardins se integram ao ambiente, ou seja, não há um espaço determinado para o jardim. Quando se trata dos jardins de inverno sem cobertura, na maioria das vezes, eles ficam em áreas externas, portanto as plantas devem ser resistentes à chuva e ao sol. 
 
 
Freepik

Jardins pequenos com pouco espaço


Estes são jardins para quem não dispõe de muito espaço. O jardim de inverno pequeno pode ser feito verticalmente e sem ocupar muito espaço, mas deixa o ambiente diferenciado. As plantas devem ser escolhidas de acordo com o local onde este pequeno jardim ficará.
 
 
Freepik

Jardim de inverno na sala


Podem ser cobertos ou parcialmente cobertos. Trazem sofisticação à sala e contribuem com a decoração do ambiente. Além de deixar uma sensação de harmonia e relaxamento. 
 
 
Freepik

Jardim na cozinha


Jardins de inverno ficam lindos nas cozinhas, mas o projeto precisa combinar a estrutura com o ambiente. Melhora a ventilação do cômodo e agrega valor ao local.
 
Freepik

Jardim de inverno no quarto


Imagina acordar e estar rodeado por plantas? Pois bem, o jardim de inverno te ajuda a ter este prazer. Pode ser feito em um pequeno espaço e trazer muitos benefícios ao quarto.
 
 
Freepik

Jardim no ofurô


Se você tem um ofurô em casa e quer ter a sensação de SPA, o jardim é perfeito para isso. Pode ocupar pouco espaço, mas aumenta as sensações de aconchego e relaxamento.
 
Freepik

Jardim embaixo da escada

 
Muitas vezes este espaço fica ocioso, portanto, montar um jardim dará cara nova ao local. Utilize pedras e modifique a parede, escolha as melhores plantas para o lugar e tenha um toque de frescor e beleza na sua casa.
 
Freepik
 
 
Concluindo, o jardim de inverno traz a natureza para dentro da sua casa, apartamento ou escritório. 

Agora, conheça melhor o portal Lugar Certo e veja dicas para facilitar o seu dia a dia, organização e muito mais. Aproveite e leia também a matéria sobre “Como fazer um jardim vertical”.
 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
20 de setembro de 2021
13 de setembro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura