Parede verde

Morando em apê: como fazer um jardim vertical no apartamento

É preciso escolher espécies de plantas resistentes e optar por cobrir toda a parede com vasos da sua preferência

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/02/2021 14:20 / atualizado em 15/02/2021 15:11


Freepik
 
Não é porque você mora em apartamento que não terá o verde da natureza no seu lar. Aliás, o jardim vertical para apartamento é uma tendência no mundo décor. Isso porque ele aproveita melhor o espaço, protege a parede e concede temperatura mais amena ao apê. 

O jardim vertical também é conhecido como parede verde. Ele é uma técnica de jardinagem que cultiva flores e plantas em vasos presos à parede, em quadros, em móveis ou em outras estruturas. É por isso que ele é a solução ideal para os amantes da natureza que têm pouco espaço disponível no apartamento. 

Portanto, seja na sala ou no home office, o jardim vertical para apartamentos dá um toque de exclusividade e personalidade ao seu apê. Mas para isso é importante escolher plantas resistentes, que não precisam de uma manutenção constante, além da rega diária.

Bons exemplos, nesse sentido, são a hera-inglesa; flor-de-maio; samambaia; russélia; antúrio e jiboia. Mas é claro que você pode fazer o seu jardim de acordo com o seu gosto. 

Confira 10 vantagens de ter um jardim vertical no apartamento


Se você ainda está em dúvida se deve montar um jardim vertical no apartamento para renovar a sua casa, confira abaixo alguns bons argumentos:

  1. reaproveitamento dos espaços de maneira inteligente;
  2. redução da temperatura dos ambientes, com sensação de frescor;
  3. adaptação em qualquer espaço, desde paredes a escadas;
  4. absorção dos ruídos externos;
  5. aumento da umidade do ar, o que é bom para quem sofre com o tempo seco;
  6. melhoria da qualidade do ar interno;
  7. ter espécies resistentes, que se dão bem em ambientes fechados; 
  8. planta é vida, espalhando mais cor e aroma pelo apê; 
  9. melhora a sensação de bem-estar e alto astral; 
  10. proteção das paredes contra a ação do sol e chuva (em ambientes externos). 
 

Veja como montar um jardim vertical no seu apê

 
Confira agora um tutorial de como montar o seu jardim vertical para apartamento. Não se esqueça de escolher plantas com a mesma necessidade de iluminação e rega, pois elas ficarão juntas no mesmo espaço. 
 

O que você vai precisar:

 
  • material para impermeabilizar e pintar a parede de preto; 
  • furadeira, buchas, parafusos e malha pop;
  • abraçadeiras, arame, alicate e tesoura;
  • vasos de plantas e regador. 
 

Como fazer sua parede verde:

 
O primeiro passo é preparar a parede. A dica é usar um galão de tinta asfáltica para a impermeabilização, já que a rega pode danificar a parede se ela não estiver bem protegida. 
 
Assim, depois de seca, a parede deve receber as marcações e os ganchos que vão sustentar a malha pop. Procure instalar os vasos com uma distância de 15 centímetros cada um para permitir o espaço adequado entre as plantas. 
 
Finalmente, prenda os vasos na malha pop com a ajuda de arames e abraçadeiras. Após a instalação, é só cuidar da manutenção, regando as plantas de acordo com a necessidade da espécie.
 
Para concluir, lembre-se de quejardim vertical no apartamento exige mais cuidado com a limpeza, principalmente do piso devido à possível queda de folhas e aos respingos da rega. Em compensação, o bem-estar que as plantas trazem ao seu lar farão você querer repetir a decoração em outros cômodos. 
 
Gostou dessa ideia? Continue acompanhando o portal Lugar Certo e confira  mais conteúdos de casa, como aprender a decorar casas pequenas
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023