Renove o lar

Faça você mesmo: aprenda truques para aplicar adesivo e papel de parede

Tanto o papel de parede quanto o adesivo são soluções incríveis para a decoração da sua casa, seja dos quartos ou da sala, pois eles são um encanto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/05/2021 13:00 / atualizado em 17/05/2021 18:39


Saiba como aplicar papel e adesivo de parede - Freepik Saiba como aplicar papel e adesivo de parede
 
 
Você está cansado das paredes da sua casa e quer dar uma renovada na decoração? Então acompanhe as dicas deste artigo para saber como aplicar papel de parede ou adesivo. Lembre-se sempre de combinar as cores, texturas e estampas conforme a decoração que já existe no ambiente. 

Primeiramente, vamos lembrar que o papel de parede é um material mais robusto e que possui infinitas possibilidades, já que apresenta textura diferenciada. Já o adesivo de parede tem qualidade inferior e toque liso, todavia é mais barato.

Sendo assim, vamos às dicas para transformar aquela velha parede branca da sua casa!

Vantagens do papel de parede e do adesivo


Primeiramente, vamos ressaltar porque é interessante optar pelo papel de parede ou adesivo de parede em relação à pintura. Confira, portanto, as vantagens dessa escolha.

Praticidade 

Há muitas opções no mercado, além de ser mais fácil de aplicar, sem precisar contratar pintores.

Custo baixo

Existem muitos modelos disponíveis, especialmente os mais baratos. Sobretudo, você não precisa gastar com materiais e mão de obra.

Variedade

Você pode realizar as compras pela internet ou em lojas físicas, podendo escolher entre estampas floridas, formas geométricas, figuras temáticas e temas infantis.

Durabilidade

O papel de parede pode durar até 15 anos, valendo a pena o investimento inicial.

Fácil manutenção

O papel e o adesivo de parede são fáceis de limpar e de manter em relação à pintura.

Gostou das vantagens? Então, veja agora como colocar a mão na massa e aplicar papel de parede ou adesivo. 

Modelo de adesivo e papel de parede - Freepik Modelo de adesivo e papel de parede

Como aplicar papel de parede


Basicamente, existe o papel de parede adesivo e o não-adesivo. Sendo assim, acompanhe como fazer a aplicação de ambos

Papel adesivo 

Você vai precisar de fita adesiva, estilete e régua. Primeiramente, limpe a superfície da parede e analise bem o produto para combinar as partes, caso ele seja estampado ou listrado. 

Desse modo, posicione o produto na parede e apoie-o com fita adesiva. Então, remova aos poucos a película protetora e fixe o papel na parede. Vá colocando as partes restantes, sempre observando se as figuras estão alinhadas. 

Portanto, para fazer o acabamento e retirar as rebarbas use um estilete, tomando cuidado para não rasgar o produto. 

Papel não adesivo 

Você deverá separar cola em pó, água, balde, trena e estilete. Na sequência, misture a cola e a água conforme indicações da embalagem e separe as folhas do papel de parede, atentando-se para elas ficarem esticadas. 

Sendo assim, meça a altura da parede e separe quantas folhas irão caber no espaço. Lembre-se ainda de deixar 10 centímetros de folga nas extremidades para fazer o acabamento.  

Agora, comece colando as partes do papel de parede não adesivo do teto para baixo. Pressione com a ajuda de uma esponja seca para evitar a formação de bolhas. No entanto, se elas surgirem, fure com um alfinete na fase do acabamento final. 
 

Como aplicar adesivo de parede 

A aplicação do adesivo de parede segue quase o mesmo procedimento usado no papel de parede. Sendo assim, é importante manter os cuidados para alinhar bem as figuras e evitar bolhas na aplicação.
 
Portanto, é bom seguir a alguns passos, como: 

  • escolha bem o espaço: faça demarcações, verifique a altura dos móveis e defina as cores; 
  • limpe bem a superfície: evite pontos de gordura e poeira, pois eles podem grudar no adesivo e dificultar a colagem; 
  • ajuste bem a posição: não tenha pressa ao fazer a colagem, pois se precisar retirar o adesivo, ele ficará inutilizável;
  • defina o local de aplicação: faça marcações na parede com régua e lápis antes de fazer a colagem definitiva; 
  • aplique o adesivo: faça a aplicação o mais próximo possível da linha guia que você marcou, tendo bastante precisão e cuidado. 

Para concluir, o papel de parede ou adesivo de parede são opções práticas e baratas para você renovar a decoração da sua casa. Além disso, você pode reunir a família para ajudar na aplicação. 

Gostou da matéria?

Aqui no Lugar Certo você encontra outros conteúdos sobre DIY (do it yourself ou faça você mesmo), decoração e dicas de organização. 
 
Por falar em DIY, que tal aprender a pintar a casa por conta própria?
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023