Decoração

Cozinha americana ou fechada? Saiba escolher a melhor para a sua casa!

Enquanto a cozinha americana tem a vantagem de integrar os ambientes, a fechada permite mais liberdade na decoração

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/06/2021 13:00 / atualizado em 14/06/2021 13:36


Freepik

 
Na hora de construir ou reformar, é preciso pensar qual estilo de decoração combina mais com a sua rotina, e quando se trata de decoração de cozinha, não é diferente. A cozinha americana é o sonho de muitas pessoas e a primeira escolha de tantas outras, mas será que ela é a que melhor se encaixa nas suas necessidades?

Neste post, vamos falar um pouco sobre cozinha americana e cozinha fechada, vantagens e desvantagens de cada uma. E assim, lhe ajudar a decidir qual a melhor para sua casa.
 
Vamos começar respondendo algumas perguntas:


O que é cozinha americana?


A cozinha americana é conhecida como cozinha aberta, ela não tem paredes que a separam da sala. O que faz essa separação, geralmente, é uma meia parede, balcão ou um móvel.  Sendo assim, integra os ambientes e é mais indicada para casas ou apartamentos pequenos, pois passa a sensação de amplitude para o espaço. Além disso, é dinâmica e moderna e permite que as pessoas que estão tanto na cozinha quanto na sala possam interagir.
 

Vantagens e desvantagens da cozinha americana


Vantagens

 
A cozinha americana é adotada, na maioria das vezes, em cozinhas pequenas, a fim de ganhar espaço e integrar os ambientes. Enquanto integra os ambientes, a cozinha no estilo americana deixa um visual moderno, que pode ser simples ou elegante.
 
Não parece que este tipo de cozinha sairá da moda tão cedo e, quando adotado desde o projeto, pode deixar a casa mais ampla e espaçosa, além de aproveitar todo o espaço disponível.
 

Desvantagens

 
Bagunça aparente, já que pela falta de separação dos ambientes, a bagunça da cozinha pode ser vista da sala. Durante o preparo das refeições, os odores se espalham facilmente pela casa, assim como a gordura que fica grudada nos móveis. Por ser acomodada em espaços menores, a cozinha americana não deixa muito espaço para armários tradicionais, resta a opção de armários planejados, o que pode sair do orçamento.
 
Freepik
 

Vantagens e desvantagens da cozinha fechada


Para quem dispõe de um espaço maior, uma cozinha fechada pode ser muito útil. A cozinha fechada como o próprio nome já diz, é fechada e tem uma parede que as separa dos outros cômodos. Por ser maior, esta cozinha permite a colocação de mais móveis, tais como armários e prateleiras e até mesmo uma mesa para refeições rápidas. 
 

Vantagens

 
A cozinha fechada permite uma decoração única, pois não precisa passar a sensação de ser o mesmo cômodo. Os cheiros produzidos durante as refeições não se espalham por todo o ambiente e ela possibilita que a gordura não se espalhe nos móveis da sala. A cozinha fechada permite mais organização e separação dos ambientes, enquanto possibilita escolher entre armários soltos ou planejados. 
 

Desvantagens

 
A cozinha fechada isola quem está cozinhando e não permite a interação com as pessoas que estão na sala. Caso tenha muitos armários e prateleiras, passam a impressão de aperto e bagunça. Além disso, a iluminação pode ficar comprometida, por ser um cômodo separado. 
 
Uma dica para cozinhas fechadas é não colocar armários em todas as paredes ou do chão ao teto, portanto, deixe espaços de respiro. Ou mescle armários e prateleiras.
 
Se ainda não se decidiu qual a melhor cozinha para a sua rotina e para sua família, esperamos que estas dicas lhe ajudem a se decidir.
 
Freepik
 

Gostou do artigo?


Se você gosta de dicas de decoração, faça você mesmo e organização, o portal Lugar Certo é perfeito para você. E se quiser dar uma conferida em mais um post sobre cozinhas, leia também como fazer sua cozinha planejada gastando pouco.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023