Renovando o ambiente

Decoração de casa: saiba como decorar sua sala de jantar gastando pouco

A sala de jantar merece uma atenção especial, pois é o lugar que reúne a família para as refeições e recebe as visitas em ocasiões especiais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/05/2021 13:00 / atualizado em 19/05/2021 16:30


Sala de jantar decorada - Freepik Sala de jantar decorada

Decorar a sala de jantar gastando pouco é possível? Sim! Mas você precisa pesquisar sobre objetos de decoração e usar a criatividade. E é isso que vamos te mostrar neste artigo! Afinal de contas, a sala de jantar é um espaço onde a família se reúne para fazer as refeições e receber os amigos, merecendo, portanto, uma atenção especial. 
 

Dicas para decorar sala de jantar gastando pouco

 
Primeiramente, não vamos nos esquecer que existem salas de jantar pequenas e integradas às salas de estar, principalmente em apartamentos compactos. Dessa maneira, é bom alinhar a decoração dos dois ambientes para ter um espaço mais harmonizado e confortável. Portanto, vamos às dicas de como decorar a sala de jantar gastando pouco. 
 

Verifique o espaço disponível  

O móvel protagonista da sala de jantar é o conjunto de mesas e cadeiras. Nesse sentido, antes de comprar, tire as medidas do espaço. Isso porque a mesa deve ficar entre 90cm e 1,20 metro de distância da parede ou qualquer outro móvel, como um aparador ou cristaleira. Assim, você evita esbarrões na hora de servir a refeição. 
 

Desperte sua criatividade 

Uma maneira simples e barata de decorar a sala de jantar é investir nas paredes e nos objetos de decoração. Sendo assim, você pode adotar o uso de espelho decorativo, de uma parede com uma cor diferente ou ainda papel de parede. Mas a iluminação não pode ser deixada de lado. Dessa maneira, invista em spots e lustres para deixar o ambiente mais charmoso.
 
Sala de jantar decorada - Freepik Sala de jantar decorada
 

Atente-se ao layout dos móveis 

Experimente mudar os móveis de lugar, trocar cadeiras por poltronas e retirar alguma peça que você não gosta mais. Dessa maneira, alterando o layout, ou seja, a disposição dos móveis da sala de jantar, você terá resultados surpreendentes. Mas não se esqueça de reservar o lugar de circulação.

Cuidado com a iluminação 

Quando bem usada, a iluminação dá um destaque positivo para a sala de jantar. Nesse sentido, opte pela luz difusa, já que a luz direta sobre a mesa pode causar sombras nos rostos das pessoas. Portanto, o ideal é utilizar lustres ou pendentes que deem esse efeito de difusão. 

Renove as paredes 

Outra possibilidade de como decorar a sala de jantar gastando pouco é a pintura das paredes. Existe, portanto, uma infinidade de cores e texturas no mercado. E o melhor é que você pode pintar o cômodo sozinho, mas com os devidos pincéis e rolos. Lembre-se de que as cores claras dão sensação de amplitude, especialmente se a sua sala de jantar for pequena. Além de pintar, você pode optar por colocar adesivos ou papel de parede, que gera menos bagunça.

Invista em cortinas e tapetes 

Quando o assunto é como decorar a sala de jantar gastando pouco, os tapetes e cortinas são grandes aliados. Isso porque você pode dispor um tapete maior sob os móveis, como a mesa de jantar, e dar mais amplitude ao ambiente. Além disso, escolha uma cortina de tecido ou persiana que pode dar um charme extra ao seu espaço. 

Utilize plantas na decoração 

As plantas são grandes aliadas na decoração, não é mesmo? Além de deixar os ambientes mais bonitos e a casa com um alto-astral, as plantas podem ser usadas de várias maneiras. Ou seja, você pode apostar em cachepots, vasos, plantas aéreas, como a samambaia, e até mesmo um jardim vertical pequeno. 

Concluindo, decorar a sala de jantar gastando pouco é a melhor saída para não estourar o seu orçamento e ainda ter um espaço agradável para receber visitas especiais ou simplesmente compartilhar um bom momento em família. 

Gostou da matéria?

Confira nossas dicas sobre como decorar uma sala pequena. Aproveite que você está com a gente e leia mais sobre dicas de decoração para outros ambientes no Lugar Certo.  
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
06 de outubro de 2021
05 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura