Eletrodomésticos

Lava-louças: saiba as vantagens e desvantagens de investir nesta tendência

Existem muitos mitos sobre o uso da máquina lava-louças, mas em síntese, ela pode ser mais econômica e prática na sua cozinha

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/06/2021 09:00 / atualizado em 24/06/2021 17:11


Lava louça - Pixabay Lava louça

 
O que para muitos é uma espécie de terapia, para outros é um martírio. Portanto, quando se trata de lavar louça, a tarefa doméstica divide opiniões. Mas e se, ao invés de perder tempo diante da pia, você usasse este tempo para fazer coisas mais interessantes? Além de deixar sua cozinha planejada ainda mais moderna.
 
Mas será que vale a pena investir nesta máquina? Quais as vantagens oferecidas? Neste artigo, vamos falar tudo sobre o lava-louças. 

O que é lava-louça?


A lava-louça é uma máquina feita para lavar as louças sujas do dia a dia. Esta máquina conta com programações diferentes para cada tipo de objeto a ser lavado, panelas, copos e louças mais engorduradas. 
 
Enfim, existem diversos modelos disponíveis no mercado. Logo, dependendo do tipo, é possível escolher lavagem com água quente, morna ou fria. Entretanto, vale lembrar que lavar louça com água quente gasta mais energia do que lavar com água fria. 
 
Assim, para o melhor funcionamento da máquina lava-louça, alguns cuidados são necessários, como:
 
  • remover restos de comida antes de colocar a louça na máquina;
  • a máquina tem compartimentos adequados para cada tipo de louça, portanto, coloque-as de acordo com as indicações;
  • utilize detergentes específicos;
  • somente ligue a máquina quando tiver louça o suficiente para lavar.

Vantagens e desvantagens da máquina lava-louça


Mas será que o investimento será válido? Acompanhe a seguir as vantagens e desvantagens do lava-louças. 

Vantagens


  • economia de tempo: enquanto a máquina trabalha, você pode ler um livro, assistir um programa de TV, curtir a família etc;
  • economia de água e energia: pesquisas revelam que a lavagem manual pode gastar até 27 mil litros de água a mais anualmente se comparado com a lavagem na máquina;
  • a lavagem na máquina é mais eficiente porque o sabão utilizado nela é mais concentrado.

Desvantagens


  • o custo elevado da máquina lava-louça pode ser considerado uma grande desvantagem;
  • o filtro que segura a gordura e os restos de comida precisa ser trocado regularmente para que a máquina funcione perfeitamente.

Como é o consumo de água e energia com a lava-louça? 


Assim como qualquer outro eletrodoméstico, a lava-louça consome energia. Mas não se preocupe, não é nada astronômico, inclusive muitos modelos têm a classificação “A” quando se refere ao consumo de energia. O que garante economia de energia elétrica.
 
No que se refere à economia de água, as máquinas lava-louças garantem até seis vezes mais economia durante a lavagem, se comparado ao modo tradicional de limpeza. Então, vale a pena usar um equipamento que, enquanto te garante mais tempo para fazer outras coisas, ainda economiza água e ajuda o planeta.
 
Lava louça - Pixabay Lava louça
 
 

A máquina lava-louças funciona?


Há algum tempo, diversas pessoas investiram em lava-louças, porém não gostaram da eficiência entregue por elas. Mas o que aconteceu é que essas pessoas escolheram modelos não compatíveis com suas necessidades. O que colaborou para que a má fama deste eletrodoméstico se espalhasse.
 
O que é injusto, porque quando a máquina correta é escolhida, ela pode ser muito útil. Finalmente, o principal ponto a ser considerado é: escolha uma máquina que atenda às necessidades da família em relação à quantidade de louça produzida diariamente.
 

Vale a pena investir numa máquina lava-louças?


A lava-louça tem sido o sonho de consumo de muitas pessoas, entretanto, o que muitas vezes impede essas pessoas de investir neste eletrodoméstico são alguns mitos que rodeiam a máquina.
 
Por isso, quando a escolha é feita corretamente, a lava-louça traz economia de água, de tempo e aumenta a higiene, pois diminui o risco de bactérias e germes, além de ser prática. 
 
Para famílias grandes e que utilizam grandes volumes de louça, esta máquina será muito útil. Apenas lembre-se de escolher os modelos maiores, que atendam à rotina do seu lar. 
 
Os lava-louças estão nas listas de desejos de muitos brasileiros e só não se tornaram mais populares por conta de alguns mitos que rondam este item. Mas agora que você já conhece as vantagens e utilidades deste equipamento, pode decidir se vale a pena ou não investir neste eletrodoméstico.

Gostou do artigo?

 
Ainda falando sobre cozinha, leia também como escolher os utensílios básicos. E lembre-se que o Lugar Certo é o site perfeito para você que gosta de saber tudo sobre organização, decoração, faça você mesmo e dicas de casa. Continue navegando no nosso portal. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023