Praticidade

Lista de utensílios básicos e essenciais para você ter na sua cozinha

Tudo vai depender do seu orçamento e do número de pessoas que vão morar na casa, mas alguns itens são indispensáveis no dia a dia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/03/2021 13:15 / atualizado em 11/03/2021 13:28


Freepik

 
Uma cozinha bem equipada facilita o seu dia a dia. Portanto, ela não precisa ser muito ampla nem conter utensílios e eletrodomésticos caros. Mas você não poderá abrir mão de alguns itens, como geladeira, talheres e copos, visto que eles não podem ser improvisados. Sendo assim, separamos para você alguns itens essenciais para cozinha. Confira!

Se você está indo morar sozinho(a), montando uma república com os amigos, casando-se ou apenas mudando-se com a família, é indispensável ter uma cozinha completa para armazenar os alimentos e bebidas, prepará-los e servi-los.

Desse modo, independentemente do seu orçamento e situação, é fundamental contar com fogão, geladeira, armário com vários compartimentos, pratos, talheres, copos, xícaras, jogo de panelas, panela de pressão e vasilhas de tamanhos variados. 

Sendo assim, se você não tem experiência como “dona de casa” nem quer gastar mais do que o necessário, acompanhe a seguir a nossa listagem de itens de cozinha que deixarão seu novo lar muito mais funcional. 

Em se tratando de cozinha, é importante ter itens a serem utilizados conforme a sua destinação. Dessa maneira, separamos nossa lista com objetos usados no armazenamento, no preparo e na refeição em si. Anote aí!

Armazenamento adequado


Vasilhas


As mais populares são as vasilhas de plástico. No entanto, elas duram menos e podem manchar. Por isso, as vasilhas de vidro são uma boa opção. 

Panelas

 
É importante contar com um kit pronto de panelas que inclui leiteira e frigideira, contudo você pode montar seu próprio conjunto. 
 
Freepik
 

Para ajudar no preparo

 

Panela de pressão


Ela é muito útil na cozinha, pois reduz o tempo de cozimento em até 70%, gerando economia de gás e até mesmo de tempo. 

Conjunto de facas


Existem modelos para as mais diferentes funções, ou seja, para cortar carnes, verduras, pães e muitos outros alimentos. Se você se inspira nos chefs de cozinha, adquira um kit completo. No entanto, para as atividades do dia a dia algumas facas multiuso já bastam. 

Tábua de carnes e legumes

 
O corte fica mais preciso, sem risco de você se ferir ou derrubar alimentos quando utiliza uma tábua. Portanto, o mais indicado é usar tábuas de madeira, pois as de plástico podem soltar resíduos. 
 
Freepik
 

Colher de pau, bambu ou silicone


Elas são muito práticas e não riscam as panelas antiaderentes. Nesse sentido, as de silicone são as mais indicadas porque não acumulam impurezas. 

Ralador, espremedor de alho, coador e peneira


Esses itens podem esperar, embora sejam práticos e ajudem você na cozinha. Afinal, podem ajudar tanto na hora do tempero quanto no momento de preparar um prato especial. 

Para Servir bem

 

Conjunto de pratos

 
É ideal contar com um jogo com pratos fundos, rasos e de sobremesa. O material e a quantidade variam conforme a sua necessidade, mas considere a aquisição de, pelo menos, uma dúzia. 
 
 
Freepik
 

Jogo de xícaras

 
É bom contar com um conjunto de 8 peças (incluindo pires) para um chá ou café em bom estilo. 
 

Copos e taças

 
Invista na compra de, pelo menos, dois kits já que o material de vidro pode quebrar com mais facilidade. 
 

Talheres

 
Há muitas opções no mercado, com 12 ou 24 peças, no mínimo. Mas é importante reparar no acabamento e na resistência. 
 

Jarras

 
As jarras de vidro são as ideais, pois podem servir sucos e até o milkshake das crianças. 
 

Lista dos eletrodomésticos que não podem faltar


 
Para completar a lista de itens de cozinha para o seu novo lar, vamos lembrar dos eletrodomésticos. Certamente, alguns deles são indispensáveis. Porém, existem modelos mais modestos e econômicos, assim como os da linha premium. Veja alguns deles.

Geladeira


A tecnologia frost-free é a ideal, mas existem outros modelos e funcionalidades importantes. A geladeira invertida, nesse sentido, é uma das mais bonitas e práticas. 

Cooktop


Muito usado para substituir o fogão convencional, mas é bom lembrar que ele não tem forno e que você precisará investir em um forno elétrico. 

Fritadeiras elétricas


São as queridinhas de quase todas as cozinhas, pois fritam sem óleo e não sujam a cozinha nem deixam exalar aquele cheiro de fritura. 
 
Freepik
 
 
Concluindo, os itens essenciais para a cozinha são bastante variados, apresentam-se em diversos modelos, materiais de acabamento e preços. Mas é crucial você se planejar e encontrar os objetos ideais para a sua situação. 

E, por falar em cozinha, acompanhe este conteúdo sobre como organizar a casa que preparamos para você deixar a sua cozinha prática e agradável. E continue acompanhando os conteúdos do portal Lugar Certo
 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de outubro de 2021
06 de outubro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura