Revestimento

Porcelanato líquido: conheça as vantagens e desvantagens

O material permite criar um piso personalizado e sofisticado, mas é importante saber que ele não pode ser aplicado em determinados tipos de piso

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/07/2021 13:00


Porcelanato líquido - Wikimedia Commons Porcelanato líquido

 
O porcelanato líquido é um revestimento versátil e elegante para quem deseja um ambiente refinado e com diversas possibilidades. Portanto, se você está pensando em investir neste tipo de piso, preparamos este artigo para te mostrar algumas vantagens e desvantagens, além de dicas sobre o este material.

O que é porcelanato líquido?


O porcelanato líquido é um tipo de revestimento feito de resina. É um material autonivelante produzido em epóxi que não deixa juntas, pois é um piso contínuo. Pode ser aplicado em pisos pré-existentes, como contrapiso e pisos de madeira. 

Portanto, esse tipo de piso proporciona brilho intenso, se aplicado de maneira correta. Além disso, é possível personalizá-lo, pois existem diversas cores disponíveis e adesivos 3D que possibilitam criar imagens únicas.

Quais as vantagens e desvantagens?


No início, o porcelanato líquido era aplicado somente em comércios e fábricas, mas com o passar do tempo começou a fazer sucesso, sendo instalado em residências. Conheça agora algumas vantagens e desvantagens deste tipo de piso.

Vantagens


  • não precisa de quebra-quebra, bagunça e entulhos na hora da aplicação, isso porque pode ser aplicado sobre o piso já existente;
  • continuidade, ao contrário dos pisos comuns, não têm juntas;
  • autonivelante, sendo assim, dispensa o nivelamento prévio;
  • material que oferece brilho e durabilidade;
  • personalização, já que os adesivos em 3D permitem que o ambiente tenha um aspecto único;
  • fácil limpeza, basta usar os materiais indicados;
  • resistência, já que não risca, quebra ou racha com facilidade.

Desvantagens


  • precisa de um profissional para realizar a aplicação, requer técnica e treinamento; 
  • difícil encontrar mão de obra especializada, por ser uma técnica relativamente nova, é preciso pesquisa para encontrar os profissionais corretos;
  • não é indicado para ambientes externos, somente ambiente internos e sem movimentação constante de móveis ou pessoas;
  • pode riscar facilmente se não tiver o acabamento correto.

Como aplicar?


Apesar da aplicação ser recomendada apenas por profissionais, existem coisas que você precisa saber antes de contratar alguém para aplicar o porcelanato líquido. 
 
Enfim, a aplicação do porcelanato líquido costuma ser simples e rápida, mas alguns cuidados devem ser tomados antes da aplicação.
 
Ele não pode ser aplicado sobre alguns tipos de pisos, sendo que o vinílico é um deles. Afinal, o piso vinílico impede a aplicação correta da resina epóxi. Portanto, retire-o antes da aplicação.
 
Para outros tipos de piso, o ideal é consultar um profissional e saber se o piso da sua casa permite a aplicação sobre ele. Assim, evite o desperdício do material de resina. Não se esqueça de conferir o desnível.  
 
E antes de iniciar a aplicação do porcelanato líquido, verifique a limpeza do local, não deixe qualquer mancha, resíduos de produtos ou qualquer coisa que possa interferir na qualidade do produto. Por último, deixe o chão bem seco antes da aplicação. 

Onde colocar?


Por ser um tipo de piso extremamente versátil, resistente e de fácil limpeza e manutenção, o porcelanato líquido pode ser aplicado em diversos ambientes. 
 
É indicado para todos os cômodos da casa: salas, quartos, cozinhas e até banheiros e lavanderias, pois é resistente a ambientes úmidos. 
 
Para ambientes com grande movimentação e em áreas externas, é indicado que se misture poliuretano na composição. Assim, a qualidade do piso é mantida mesmo com o fluxo de pessoas. 
 
Além da beleza e personalidade que o porcelanato líquido proporciona, é possível personalizar ainda mais os espaços. Basta fazer uso de adesivos em 3D durante a aplicação e mesclar cores e desenhos ao local. 
 

Gostou das dicas?


Com todas essas dicas, ficou fácil mudar o revestimento da sua casa e deixá-la ainda mais bonita e moderna. Leia também nosso artigo para saber como limpar porcelanatos. Continue aqui no Lugar Certo, aqui você vai encontrar tudo sobre casa e decoração, faça você mesmo e organização.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023