Limpeza

Aprenda como desentupir pia de cozinha de forma rápida e simples

Receitas caseiras podem solucionar este problema, mas é preciso verificar as condições do sifão e do encanamento antes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/07/2021 13:00 / atualizado em 12/07/2021 10:34


Aprenda como desentupir pia - Freepik Aprenda como desentupir pia

 
Pias entupidas são um transtorno para a rotina diária, mas quando é na cozinha, o problema pode ser maior. Ninguém merece estar lavando louça e, de repente, ver a pia transbordar. Por isso, neste artigo vamos lhe ensinar a desentupir pia de cozinha rápido e sem usar produtos abrasivos que podem estragar os canos. 
 
Quando se trata de pias entupidas é preciso ter cuidado na hora de desobstruir o ralo. Muitas pessoas optam por utilizar desentupidores tradicionais ou produtos corrosivos, como a soda cáustica. Mas é bom lembrar que estes produtos podem danificar o encanamento, principalmente se os canos forem de PVC. 
 
E, então, vamos às dicas? Acompanhe a seguir. 

1.Verifique o sifão 


Quando o entupimento surgir, verifique o sifão. Muitas vezes o problema não está diretamente na pia, mas sim no sifão, por isso atente-se a ele também. 
 
Mas antes de ver se há sujeira e restos de alimentos no sifão, coloque um balde ou bacia embaixo da pia para evitar a bagunça que pode ser feita pelos dejetos. 
 
Em seguida, desenrosque o sifão e retire-o. Enfim, lave com água e detergente e esfregue com uma esponja para retirar toda a sujeira acumulada. Após esta limpeza, coloque o sifão no lugar novamente. Seu problema pode ser solucionado nesta etapa.

2.Use refrigerante


Refrigerantes de cola, aqueles escuros, podem ajudar a desentupir a pia de cozinha rápido. Contudo, este truque costuma ser mais eficaz para entupimentos leves, quando a água escoa aos poucos. Enfim, para casos como este, uma garrafa de dois litros deve ser suficiente. 
 
Sendo assim, pegue o refrigerante e despeje lentamente na pia, reparando na velocidade que o líquido escoa. Mas não faça uso deste método para pias muito entupidas.

3.Aplique água fervente e detergente


Esta dica é para pias entupidas por gordura e não por pedaços de comida ou objetos. Antes de fazer uso da água fervente, verifique se o cano aguenta a temperatura, então, se não tiver certeza, use água quente apenas. 
 
Jogue detergente no ralo e, em seguida, despeje uma quantidade razoável de água fervente. Se o seu problema forem gorduras impregnadas, a dificuldade acabará na hora.

4.Aposte no bicarbonato e vinagre


Para esta receita, você vai precisar de: 1 copo de bicarbonato, ½ xícara de vinagre, 1 pano de prato e água quente.
 
Primeiramente, despeje o bicarbonato dentro do ralo da pia e, em seguida, jogue o vinagre para dar reação química. Depois, tampe o ralo com pano para evitar que resíduos e líquidos voltem, deixando agir por meia hora. Após o tempo de pausa, despeje uma boa quantidade de água quente na pia para que as impurezas sejam dissolvidas. 

5.Utilize sal de cozinha


Outro truque para desentupir pia de cozinha rápido é usar sal de cozinha. Muitas pessoas não sabem, mas este condimento presente no nosso dia a dia pode ser de grande valia para desentupir canos de cozinha, veja como na sequência.
 
Você vai precisar colocar uma boa quantidade de sal no ralo da sua pia. Em seguida, despeje água fervente no ralo. Então, cubra o ralo com pano de prato, fazendo uma leve pressão. Tenha cuidado para não queimar as mãos. 
 
Enfim, você poderá ouvir alguns barulhos, mas não se assuste, pois provavelmente é sua pia sendo desentupida. Assim, deixe o ralo coberto com pano por aproximadamente uma hora.
 
Viu só quantos truques você pode usar para desentupir sua pia da cozinha sem usar produtos corrosivos? Nunca mais você vai ficar com aquela pia entupida por dias e mais dias. 

Gostou das dicas?


Ainda falando sobre cozinha, veja nossas dicas para deixar o seu fogão brilhando. E, para dicas de decoração, organização, limpeza e faça você mesmo, leia mais notícias no portal Lugar Certo. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023