Manutenção

Assoalho de madeira: veja dicas de cuidado e limpeza deste piso

O assoalho de madeira é uma boa escolha para o acabamento, mas exige atenção na limpeza do dia a dia para não riscar nem manchar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/08/2021 13:00 / atualizado em 30/08/2021 13:45


Limpeza do assoalho de madeira - Solidpiso Limpeza do assoalho de madeira

 
Os pisos de madeira nunca saem de moda, principalmente os assoalhos já que são  bonitos, resistentes, têm conforto térmico e, ainda, combinam com vários estilos de decoração. Mas será que a sua manutenção é difícil? E como fazer a limpeza diária sem manchá-lo? 

Para tirar todas essas dúvidas, preparamos esse artigo especialmente para você que deseja ter um assoalho de madeira ao final da construção ou da reforma do seu imóvel. 

Afinal de contas, o que é assoalho de madeira? 


O piso de madeira é composto por tábuas maciças de madeira. Portanto, ele pode ser feito de madeiras tradicionais, como ipê, marfim, cumaru, peroba, carvalho, entre outras. 

Ele pode ser mais escuro ou claro, dependendo da madeira escolhida. Além disso, é bom ficar atento à procedência, visto que ela deve ser de área de reflorestamento e legalizada. 

Quais os principais tipos de assoalho de madeira? 


A indústria da construção civil desenvolveu alguns tipos de assoalho de madeira. O que varia, basicamente, é a forma de instalação. Nesse sentido, veja os principais tipos a seguir. 

Tradicional

Esse tipo de piso é feito com tábuas compridas instaladas por meio de um sistema de encaixe macho e fêmea. Sendo assim, ele pode ser parafusado e colado no contrapiso ou ainda pregado nos barrotes (vigas de madeira colocadas sobre o contrapiso). 

Colado

Aqui as tábuas são curtas e ficam presas entre si através de um sistema de encaixe. Como o próprio nome sugere, a instalação é feita por colagem das peças diretamente no contrapiso. 

Flutuante

Este tipo de piso exige a instalação de manta de polietileno e lona plástica impermeabilizante sobre o contrapiso. A partir daí, colocam-se as peças de assoalho que são fixadas pelo rodapé, vindo daí a impressão de que são flutuantes. 

Quais cômodos devem receber o assoalho de madeira? 


O assoalho de madeira combina com vários estilos de decoração, passeando entre o moderno e o romântico, e entre o minimalista e o campestre. 

Devido às suas capacidades de isolamento térmico, ele é uma boa escolha para quartos e salas, especialmente em regiões mais frias do Brasil. 

Além disso, você deve ficar atento ao estilo da decoração e ao conceito do ambiente. Afinal, os tons mais escuros combinam mais como piso de um escritório, ao passo que os tons mais claros harmonizam com quartos e empresas mais modernas e criativas. 
 
Limpeza do assoalho de madeira - Pixabay Limpeza do assoalho de madeira
 
 

Como fazer a limpeza do assoalho de madeira? 


Em pisos frios, é normal utilizarmos vinagre e álcool, pois eles contêm ação antibactericida. Mas quando o assunto é assoalho de madeira é melhor evitar esse tipo de produto, já que eles podem manchar o revestimento. 

Portanto, acompanhe as dicas a seguir de como fazer a limpeza do assoalho de madeira:

  • remova a sujeira “grossa” com uma vassoura de cerdas macias; 
  • calcule a proporção de uma colher de detergente neutro para cada 300 ml de água; 
  • depois passe pano umedecido no chão com a ajuda de um rodo; 
  • logo após, use a proporção de 300 ml de água para uma colher de lustra-móveis; 
  • passe novamente o rodo com um pano umedecido nesta solução; 
  • depois desse processo, passe um pano seco e limpo pela superfície. 

Lembre-se de nunca jogar água diretamente sobre o piso, pois isso pode apodrecer a estrutura com o tempo. Além disso, você pode optar pela cera para finalizar a limpeza. 

Concluindo, o assoalho de madeira deixa a sua casa mais aconchegante e elegante. 

Gostou dessas dicas?


E, então, gostou dessas dicas? No portal Lugar Certo você encontra mais conteúdos interessantes sobre pisos e revestimentos. 

Além disso, aproveite agora para saber como limpar pisos de madeira em geral
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
29 de setembro de 2021
16 de setembro de 2021

No Lugar Certo você encontra o que procura